sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Deputada petista faz palestra hoje em seminário no Nortão

PUBLICIDADE

A deputada estadual Verinha Araújo, do PT, participa esta tarde, do II Seminário dos profissionais da Educação de Sinop. O evento começou hoje pela manhã, no auditório da sede local da Unemat e tem seu encerramento previsto para amanhã (sábado). No seminário, Verinha irá falar sobre o tema: “Lei Orgânica dos Profissionais da Educação Básica (Lopeb): mudanças e conseqüências”.

A Lopeb foi alterada através de uma mensagem governamental aprovada pela Assembléia Legislativa no final do ano passado. Na ocasião, Verinha considerou as mudanças como “um grave retrocesso na gestão democrática do
ensino em Mato Grosso”. Uma das críticas feitas por ela e por lideranças do Sindicato dos Profissionais da Educação Básica (Sintep) é de que está aberta a possibilidade de interferência política na escola pública.

Também foi criticada a transformação em cargos de confiança das funções que eram privativas dos professores, como diretor, coordenador e assessor pedagógico. A deputada teme que estas modificações possam pôr em risco até a eleição dos diretores escolares. Para Verinha, qualquer processo de mudança tão amplo como o que ocorreu deveria passar antes por processo de discussão nas escolas, tal como ocorreu na formulação da Lopeb, em 1998.

Para o seminário em Sinop são esperados cerca de 500 profissionais da Educação. Além da mudança na Lopeb, também vão estar em discussão a reforma curricular e do ensino superior. Em entrevista ao Só Notícias, de Sinop, a presidente local do Sintep, Cleufa Hübner informou que até o momento a assessoria da secretária estadual de Educação, Ana Carla Muniz, não confirmou a participação no
evento. A secretária visitou ontem várias escolas na região Norte do estado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE