sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Deputada critica panfletos com ataques ao PT que teriam sido distribuidos em Sinop

PUBLICIDADE

A deputada Vera Araújo, do PT, criticou, na tribuna da Assembléia, a distribuição um panfleto considerado como preconceituoso contra trabalhadores, membros do governo Lula e do PT. O panfleto está sendo distribuído na região de Sinop e é subscrito pela “Comissão de Mobilização pela Sobrevivência do Agricultor”, que seria ligada ao Sindicato Rural de Sinop. O deputado José Carlos do Pátio, do PMDB, considerou o panfleto como sendo de “inspiração fascista e nazista”.
Para Vera, o panfleto aposta no “quanto pior melhor”. Seria uma tentativa de desestabilizar o governo Lula. “São ataques que partem do preconceito e tentam encobrir os bons resultados que este governo está alcançando, que é o que realmente preocupa estes setores”, alertou a deputada.

O panfleto ironiza a situação dos trabalhadores rurais, como os sem-terra do país, tentando enquadrá-los como desocupados que não estariam interessados em obter uma terra para produzir, mas sim sobreviver à custa de incentivos e auxílios governamentais. Num diálogo fictício, entre um entrevistador que não é identificado e um sem-terra chamado “Severino”, constam trechos como o seguinte: (Pergunta) “E o que você faz no seu trabalho?” (Resposta) “Armo esta tenda de plástico preto onde finjo que vivo na terra dos outros. Dou entrevistas e sento no banquinho, com cara de agricultor frustrado, o dia todo”. (Pergunta) “Mas, o que você pretende?” (Resposta) “Meus direitos trabalhistas…FGTS, INSS…aposentadoria por invalidez! Sabe, sentar neste banquinho, de pernas cruzadas, com cara de infelicidades, desgasta a espinhela”.

O preconceito também se revela contra alguns políticos, cujos nomes são citados num contexto discriminatório. Para o autor, “todos voltaremos a ser felizes”, quando, por exemplo, Lula voltar a ser “apenas um molusco marinho”, Genoíno (José Genoíno, presidente do PT), “coisas verdadeiras”, Genro (Tarso Genro, ministro da Educação), “apenas o marido da filha”.

Para a deputada Vera, são críticas que revelam o preconceito dos autores e são bem diferentes de outras, que merecem o respeito, pelo seu embasamento. Ela mostrou como exemplo um panfleto do movimento SOS Rural, feito no dia 31 de maio, subscrito pela Famato, Sindicatos Rurais e Aprosoja-MT. O panfleto apresenta dados que permitem uma discussão séria, sem idéias preconcebidas. As entidades citadas apontam dados sobre o endividamento dos produtores rurais, com críticas à política econômica e tributária. “Pode-se discordar ou não dos dados apresentados e das causas dos problemas elencados, mas não se critica a seriedade das argumentações”, disse Vera.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE