sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Depende do MP cobrar medidas mais rígidas nas cidades no Estado com risco ‘muito alto’ para Covid, diz secretário

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: reprodução)

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo afirmou, há pouco, que não depende da secretaria de Estado de Saúde interferir judicialmente para cobrar dos prefeitos aplicação de mediadas mais regidas nos municípios onde o risco de contágio do Coroavírus é considerado muito alto. Ele afirmou que essas ações dependem do Ministério Público do Estado (MPE) e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

“O governo classifica os riscos dos municípios, ai tem que entrar o MP defendendo os interesses da população e o Tribunal de Justiça decide o que fazer. O governo faz aquilo que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que pode fazer. Não temos uma característica igualitária no Estado. Tem municípios que não têm razão para decretar quarentena, fez a tarefa correta, está com barreira sanitária e controle de pessoas. Não precisa ser penalizado por aqueles que não se comportam. Vamos deixar que o Ministério Publico faça suas ações e o Judiciário decida pelo cumprimento do interesse da maioria da população. O coletivo prevalece”, afirmou Figueiredo, em coletiva pela internet.

Conforme Só Notícias já informou, no relatório divulgado na última segunda-feira, a secretaria de Saúde apontou que caiu de 33 para 16 o número de municípios que estavam com risco “muito alto” para transmissão da doença. Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum estão entre os que ‘desceram’ para risco “alto”, o que representa que tiveram redução considerável, nos últimos dias, na taxa de contágio. A classificação é feita, duas vezes por semana, pela secretaria estadual de Saúde. Sorriso está com 683 casos ativos, Lucas 665 e Mutum 148.

Sinop tem menor quantidade de casos, 233 ativos, e continua com risco muito alto de transmissão da doença porque teve crescimento no aumento de infectados, assim como Peixoto de Azevedo, que tem 214 casos ativos. Cuiabá (4.379), Várzea Grande (1.165), Rondonópolis (730), Cáceres (310), Primavera do Leste (266), Tangará da Serra (253), Barra do Garças (137), Colíder (124), Chapada dos Guimarães (109, Jaciara (71), Vila Rica (64), Porto Esperidião (63), General Carneiro (62), Barão de Melgaço (58) e Rosário Oeste (57) também estão entre os 16.

Feliz Natal e Cláudia seguem no grau alto com 58 e 94 casos ativos respectivamente, o que representa aumento nos últimos dias, na taxa de contágio da doença.  Já  em Vera ocorreu queda considerável no contágio e passou da classificação alto para risco baixo. O município tem, atualmente, 34 casos ativos da Covid-19 de acordo com o boletim da secretaria Estadual de Saúde.

Em Guarantã do Norte também teve redução na taxa, e passou do grau de muito risco para moderado, com 138 casos ativos de Coronavírus. Em contrapartida, Juara passou de muito baixo para moderado, contabilizando 15 ativos. Em Santa Carmem não houve alteração na classificação e segue moderado, com 26 ativos.

A classificação de risco leva em conta o índice de crescimento da contaminação da doença e a taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva em todo o Estado. Municípios com índice de contaminação superior a 20% e com taxa de ocupação de UTIs maior de 80% já são considerados como risco “muito alto”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito autoriza início de obras de praça em Matupá; R$ 1,9 milhões

O prefeito Bruno Mena anunciou hoje o início das...

Matupá investirá R$ 2 milhões em equipamentos a unidades públicas

A prefeitura vai licitar, dia 13 do próximo mês,...

Senado quer ouvir empresa que ganhou concessão de parque nacional em Mato Grosso

A Parques Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura...
PUBLICIDADE