A demissão do ex-secretário de Finanças, Teodoro Lopes, o “Doia”, que deixou o cargo, a pedido, na semana passada, por conta das investigações do Ministério Público sobre suposto caso de corrupção quando presidiu o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) repercutiu na sessão da câmara, esta noite. Um dos parlamentares de oposição que cobrou a saída dele, Fernando Assunção (PSDB), afirmou que agora resta ser esclarecido se realmente houve irregularides no período em que presidiu a autarquia (2007 a 2013).
A saída chegou a ser levado ao plenário ainda mesmo no pequeno expediente. “O assunto ainda repercute bastante, é recente. São fatos amplamente divulgados, graves, quando ele comandou a presidência do Detran. A partir também da questão dele ter potencialmente feito visita ao GAECO, o MPF, em tese a delação premiada. Tratamos disso novamente falando da repercussão, o fato dele até então ser o número 1 do prefeito Juarez Costa (PMDB), um supersecretário, acumulava duas pastas”, disse Fernando, ao Só Notícias.
O parlamentar apontou que o ex-secretário “acabou saindo por um contexto total, também teve o pedido da oposição. Agora ele vai cuidar dos negócios dele, da tv (Capital), como disse na mídia, mas isso também ascende uma luz amarela para apurar, aparentemente como fiscalizador, se era secretário, a tv dele recebia recursos públicos (publicidade da prefeitura)”.
Os vereadores da bancada do prefeito Juarez Costa não saíram em defesa do ex-secretário.
A saída de Doia também foi cobrada pelos veredores Wollgran Araujo e Claudio Santos, na semana passada.
Conforme Só Notícias já informou, o ex-secretário explicou, em entrevista coletiva, sua saída, negando qualquer envolvimento em um suposto esquema de desvio de dinheiro no Detran e deu poucos detalhes ao se defender das acusações, mas deixou transparecer que em outro momento (sem dizer quando) deverá abordar o assunto.
Doia ainda justificou que sua saída repentina é uma forma de "proteger" sua família e o próprio prefeito contra o que classificou como “acusações infundadas” e “ataques políticos".
Apesar de anunciar que o empresário Alcione de Paula, chefe do Núcleo de Desenvolvimento Urbano (Prodeurbs), será o substituto de Doia, o prefeito ainda não publicou a portaria de nomeação.
Outro lado:
Só Notícias tentou contato, esta noite, com o ex-secretário Teodoro Lopes mas as ligações no seu celular foram para a caixa postal.
(Atualizada às 21:22hs)