O vereador Gilberto Figueiredo (PSB) se manifestou, na sessão ordinária da Câmara de Cuiabá, sobre o "caos"na saúde do município agravada com a decisão da secretária Elizeth Araújo e 13 funcionários que pediram demissão, motivada "especialmente pela falta de medicamentos, recursos financeiros e profissionais qualificados". “É preciso adotar uma medida para apaziguar a agonia que a população está sentindo neste momento. E eu sei que, em curtíssimo prazo, há solução”, disse Gilberto.
O vereador disse que a solução para o atual momento passa por dois pontos distintos. O primeiro seria dar autonomia e poder de liderança ao secretário de saúde e, o segundo ponto, seria realizar contratações absolutamente pautadas na qualificação e capacidade técnica do profissional – e não por indicações.
De acordo com Gilberto, desde janeiro de 2017, o número de profissionais na área da saúde municipal cresceu assustadoramente. As informações repassadas ao vereador são de que 600 novos servidores foram admitidos na área. “Seria um cabide de emprego ? Provavelmente é isso que acontece”, disparou sobre os cargos da secretaria.