PUBLICIDADE

Gilberto Giraldelli é eleito presidente TRE, priorizará biometria e considera natural crítica da senadora Selma à cassação

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: Só Notícias - atualizada 10:38h)

Os magistrados que compõem o pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso acabam de eleger presidente, por aclamação, o desembargador Gilberto Giraldelli presidente. Ele presidirá a corte até 2021. O desembargador Sebastião Farias é o vice-presidente. Ele disse que um dos principais objetivos é chegar nas eleições do ano que vem com o cadastramento biométrico feito em todos municípios. 81 ainda não iniciaram.

“Faremos uma gestão transparente. Temos uma certa restrição orçamentária que vai nos obrigar a seguir uma linha bastante reduzida de propostas nestes próximos dois anos. Aqui que lançarmos vamos fazer de tudo para que possamos alcançar os resultados. Uma questão que está em curso é a biometria, a revisão do eleitorado, e que se encontra próxima a 69% do eleitorado mato-grossense. Temos a necessidade de interiorizar esse trabalho porque esse número, apesar de estar perto de 70%, temos ainda as comarcas mais distantes e isso vai implicar na necessidade de uma logística maior para alcançarmos o resultado final para que a eleição (prefeito e vereadores) se dê através da biometria “, declarou.

O novo presidente também conduzirá a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na 1ª instância, a reestruturação da Justiça Eleitoral para atender a nova realidade trazida pela recente decisão do STF, que reconheceu a competência da Justiça Eleitoral para julgar os crimes comuns quando conexos aos crimes eleitorais.

O novo presidente foi questionado sobre as criticas feitas ao TRE pela senadora Selma Arruda (PSL), que há cerca de duas semana teve diploma eleitoral cassado por caixa 2 na campanha, abuso de poder econômico e nova eleição. Ela disse que buscará no TSE um julgamento “menos perseguidor”. Giraldelli disse que analisa as críticas “com certo ponto até com naturalidade porque é direito não só da senadora Selma, como de todo, o cidadão buscar amplo acesso à justiça no devido processo legal”, “com os recursos que são propiciados. Temos certeza que a decisão do TRE vai ser desafiada com recursos e há possibilidade de recursos aqui mesmo no nosso tribunal, a exemplo dos embargos de declaração. Não temos conhecimento específico do teor dessa decisão, de forma que não posso me pronunciar sobre mérito”. “Não posso formar juízo de valor sobre o caso”, afirmou.

O processo do pedido de cassação do diploma começou em sessão sob a presidência do desembargador Marcio Vidal, que posteriormente se declarou suspeito, e a desembargadora Marilson Adario presidiu a sessão que culminou na cassação por unanimidade. O relator foi o desembargador Pedro Sakamoto. Ele e Vidal concluíram sua gestão na corte.

Após a eleição, Giraldelli e Sebastião foram empossados. O governador Mauro Mendes e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto, participaram.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lucas do Rio Verde lança chamamento para definir empresa que construirá mais de 100 casas populares

O chamamento público, organizado pela prefeitura, objetiva a implantação...

Definido desconto para pagamento antecipado de alvará em Lucas do Rio Verde

A prefeitura publicou, hoje, decreto que concede descontos para...

Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça a Lula

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski,...
PUBLICIDADE