segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Crise:prefeitos do Nortão cobrarão bancada e governo federal

PUBLICIDADE

A reunião em Lucas do Rio Verde com 11 prefeitos da região Norte de Mato Grosso foi para debater soluções conjuntas e definiram que o próximo passo será uma reunião com a bancada federal, na próxima segunda-feira, às 14:00h, na sede da AMM – Associação Mato-grossense dos Municípios, na qual serão convidados todos os prefeitos desde Diamantino até Guarantã do Norte (na divisa com Pará). A forte queda nos preços agrícolas (soja, milho e arroz) causaram quebradeira de agricultores e queda forte na arrecadação de impostos das prefeituras. Os prefeitos estão conscientes que uma das formas de garantir o fortalecimento econômico do setor agrícola e da rgião Norte como um todo é a pavimentação da BR-163 até o Pará para escoar mais rapidamente e com economia de até US$ 30/tonelada a safra.

Ficou ainda definido que os municípios deverão fazer um estudo para ver quanto se gasta de frete até o porto de Paranaguá (PR) em relação ao porto de Santarém (PA).
Os prefeitos também discutiram hoje em Lucas o mapa sócio econômico dos municípios mostrando o índice de desemprego; cobrança de empenho da bancada para a aprovação da MP do Bem agrícola; aumento do percentual de mistura no óleo biodiesel de 2 para 5%.

O prefeito de Sinop e vice-presidente da AMM, Nilson Leitão, explanou, neste encontro, o resultado da audiência com o governador Pará, Simão Jatene, na semana passada, para destinar R$ 52 milhões, já garantidos para consertar a 163 em território paraense, para que sejam construídas 66 pontes de concreto. Nilson enalteceu a determinação e defesa das lideranças do Pará para que a rodovia seja pavimentada.

Por mais de duas horas hoje, em Lucas, prefeitos e representantes de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Diamantino, Itaúba, Nova Ubiratã, Vera, Itanhangá, Santa Carmem e Tapurah debateram estas questões.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE