A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo aprovou hoje, todos os requerimentos colocados na pauta pelo presidente deputado Marcelo Castro (PMDB-RJ). Entre eles, alguns de convocação e outros de pedido de informação foram repetidos – ou seja, mais de um deputado fez a mesma solicitação.
Os deputados aprovaram convocação do presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, do presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, entre outros. A expectativa é que na próxima terça-feira seja ouvido o delegado da Polícia Federal, Renato Sayão, que está a frente das investigações sobre o acidente ocorrido no ano passado, no Nortão de Mato Grosso, entre um avião da Gol e um jato Legacy.
Na próxima quarta-feira, os deputados devem voltar a votar requerimentos e na quinta poderão ser ouvidos o presidente da comissão de investigação do acidente, coronel Rufino Antonio da Silva Ferreira e o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), Jorge Kersul Filho. Na segunda-feira, integrantes da CPI deverão visitar à tarde o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) 1, em Brasília.
A CPI também pediu cópia das investigações sobre o acidente feitas pela Polícia Federal e pelo Comando da Aeronáutica. Também pede cópia de relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o controle do tráfego aéreo brasileiro.