A Assembleia Legislativa deve instalar nesta segunda-feira (30) e terça-feira as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) que vão investigar suspeitas de renúncia e sonegação fiscal em Mato Grosso e irregularidades nas obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo de 2014, em especial a de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Proposta pelo deputado estadual José Carlos do Pátio (SD), a CPI da renúncia e sonegação fiscal terá sua primeira reunião na segunda, a partir das 14h.
Durante o encontro, deve ser definido em quantas sub-relatorias o trabalho será dividido, bem como quem serão os deputados responsáveis por coordenar cada uma destas linhas de investigação. A primeira reunião também deve servir para definir qual dos deputados titulares trocará de lugar com o suplente Emanuel Pinheiro (PR), que requereu a vaga na última semana. O pedido foi apresentado em plenário, mas a Mesa Diretora publicou, no Diário Oficial a antiga lista com os nomes dos membros. A tendência, até agora, é que Wilson Santos (PSDB), líder do governo no Legislativo, ceda sua vaga a Emanuel.
Já a primeira reunião da CPI das obras da Copa está prevista para terça-feira, a partir das 9h. A expectativa é que no primeiro encontro sejam anunciadas as entidades que auxiliarão nas vistorias técnicas aos empreendimentos construídos em Cuiabá e Várzea Grande para o Mundial. O deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) tinha expectativa de firmar termo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e de contratar o Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro.