quarta-feira, 1/maio/2024
PUBLICIDADE

CPI da Sema ouve secretário e quer respostas para questionamentos do setor

PUBLICIDADE

Há um ano a frente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o engenheiro Luis Henrique Daldegan enfrentará amanhã, a partir das 14 horas, uma ‘sabatina’ da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Sema. Os parlamentares vão questionar o secretário sobre os principais entraves enfrentados pela pasta que estão travando a liberação de projetos de manejo e outras licenças, indispensáveis para os trabalhos de indústrias madeireiras. Em muitos municípios, principalmente na região Norte, o setor é responsável por grande parcela na geração de empregos e renda.

Daldegan também terá que explicar as denúncias contra servidores da própria secretaria que estariam envolvidos em esquemas de fraudes na liberação de planos de manejo. No início do mês, durante a operação Guilhotina, alguns foram presos e acusados de terem ‘fraudado’ projetos para ‘esquentar’ madeira ilegal nos pátios de madeireiras. O setor cobrou medidas urgentes para que o órgão possa dar garantia à atividade, em vez de somente fiscalizar e punir. Foi com este objetivo que a CPI foi implantada.

O deputado Dilceu Dal Bosco, relator da comissão, disse, ao Só Notícias, que outros assuntos devem ser questionados, sobre denúncias de desmatamento ilegal, exploração mineral, fiscalização em Áreas de Preservação Permanente (APPs), queimadas, pesca ilegal, entre outros. “Desde que a CPI foi implantada recebemos várias denúncias e todas serão averiguadas”, completou.

Esta semana, os deputados da comissão também farão uma sessão itinerante em Sinop e ouvirão as reclamações de empresários e entidades do setor de base florestal do Nortão. Outros depoimentos devem ser marcados pela comissão nas próximas semanas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE