A Comissão de Infra-estrutura aprovou, há instantes, a indicação de Pagot para presidir o DNIT, em sessão tensa e agitada, marcada por elogios dos senadores governistas e duras criticas dos oposicionistas. A sessão ainda estava em andamento, mas a votação foi antecipada, durante discursos e questionamentos, o resultado já saiu. Uma fonte de Só Notícias, que estava na comissão, antecipou o resultado: 17 votos favoráveis e 6 contrários. Pagot precisaria de, no mínimo, 13 votos para ser aprovado. Agora será submetida à apreciação do plenário, mas o governo também tem maioria para garantir a aprovação.
A apreciação no plenário pode ser ainda hoje. O senador Jaime Campos (DEM), que foi o relator, pediu regime de urgência na apreciação.
Por pouco não houve novo adiamento. Alguns senadores titulares chegaram a sair da sessão durante os embates. Pagot respondeu poucas perguntas. A oposição bateu em Pagot pelo fato do acúmulo de cargos entre 1995-2002. Em 8 anos ele recebeu R$ 428 mil do Senado e, ao mesmo tempo, trabalhou para uma empresa de Blairo no Amazonas. A Advogacia do Senado emtiu, ao relator da indicação, Jaime Campos, parecer que Pagot não cometeu irregularidade.
Mas não foi suficiente para conter os oposicionistas.
O senador Mário Couto (PSDB-PA), que em junho pediu vistas na primeira reunião da sabatina e postergou a apreciação, chegou a perguntou se Pagot vai devolver os R$ 428 mil que recebeu ilegalmente do Senado, mas o presidente da Comissão, Marconi Perilo (PSDB-GO) lhe interrompeu, passando a palavra para o senador Sérgio Guerra (CE). Couto resolveu sair da sessão acusando Pagot de não falar a verdade.
Os senadores da base governista – PT, PMDB e PP- garantiram a aprovação de Pagot. Delcídio Amaral (MS) disse que Pagot é homem ilibado e que teve muita paciência esperando por mais de 2 meses para ser sabatinado.
O governador Blairo Maggi esteve na comissão, na primeira fila, acompanhando os embates na sabatina. A ida de Pagot para o DNIT – órgão que define e coordena construção e manutenção de rodovias- será de vital importância para acelerar o processo para a pavimentaçãod a BR-163, do Nortão a Santarém (Pará), onde está o porto, viabilizando o escoamento da safra agrícola e madeira mato-grossenses com economia de até US$ 30/tonelada.
(Atualizada às 16:21hs)
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