PUBLICIDADE

Câmara de Várzea Grande tem 180 dias para realizar concurso e nomear controlador interno

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara de Várzea Grande, Calistro Lemes, tem 180 dias para realizar concurso público e nomear o candidato aprovado para o cargo de controlador interno. A decisão é do Pleno do Tribunal de Contas do Estado, que em sessão ordinária realizada hoje, durante julgamento das contas de gestão do legislativo várzea-grandense, converteu a irregularidade em determinação.

O entendimento de que o cargo de controlador interno deve ser ocupado por servidor de carreira é pacificado no Tribunal de Contas, desde 2008, após publicação de resolução. O posicionamento foi reforçado pela Resolução Normativa TCE, mas apesar das recomendações recebidas ao longo dos anos, a Câmara de Várzea Grande insiste em não realizar concurso público para o cargo, conforme destacou o conselheiro Waldir Teis no julgamento.

Além da realização de concurso público, o relator do processo, conselheiro substituto João Batista de Camargo Júnior, fez outras nove determinações ao gestor da Câmara de Várzea Grande, entre elas a de utilizar meios eletrônicos e se abster de pagar a verba indenizatória dos vereadores com cheques, e cumprir, na íntegra, o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) firmado com o TCE, que tem como finalidade adequar o Portal Transparência da Câmara às exigências da Lei de Acesso à Informação.

Calistro Lemes teve as contas de 2015 julgadas regulares, mas além das determinações recebeu multa de 24 UPFs-MT, sendo 6 UPFs-MT pelo pagamento irregular de verba indenizatória do Gabinete da Presidência ao presidente da Câmara; 6UPFs-MT por restringir a competitividade em pregões presenciais; 6 UPFs-MT por não justificar inviabilidade técnica de não parcelamento de objeto divisível em pregão presencial, e 6 UPFs-MT por irregularidades relativas às exigências de qualificação técnica das licitantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PGR aciona Supremo contra lei de Mato Grosso que restringe criação de unidades de conservação

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, acionou o Supremo...

Convocados mais 167 aprovados em concurso da prefeitura de Sinop

A prefeitura informou, há pouco, que estão sendo convocados...
PUBLICIDADE