A Câmara de Sorriso aprovou o projeto de lei que altera o artigo 5º da lei municipal nº 1.606/2007 que autoriza o Poder Executivo a instituir o Atletas do Futuro em Sorriso, estabelecendo os objetivos e incentivos do programa. De acordo com a propositura, o número de atletas a receberem o repasse foi ampliado. O artigo 5º da lei, que estabelecia que os R$ 60 mil fossem repassados ao limite de 120 atletas no período máximo de março a dezembro de cada ano letivo, passa agora a ser destinado a 200 atletas, no mesmo período.
Mesmo alegando a importância do projeto, o parecer da Comissão de Justiça e Redação apontou descumprimento da lei pelo Executivo, que deveria estar pagando os atletas desde março do corrente ano. “É impossível calcular o prejuízo aos atletas que já contavam com essa ajuda para as suas práticas esportivas em competições, inclusive internacionais. O mais grave é que muitos desses alunos atletas são adolescentes carentes e que dependiam desses recursos para continuarem praticando esporte e representando o município em competições”, justificou a Profª Marisa Netto (PSB), alegando que somente depois de muitas cobranças dos atletas, da sociedade e da Câmara, o Executivo enviou projeto para votação.
Para o líder de governo, Vanzella (DEM), ninguém saiu no prejuízo. “Estamos fazendo inclusão, dando oportunidade a outros atletas que também queriam receber. São mais atletas recebendo menos dinheiro, mas assim todos recebem um pouco”, defendeu.
O parlamentar Elias Maciel (PSB) esteve reunido com o Secretário de Esportes, Santinho Salerno e o Secretário de Administração, Zilton Mariano e disse que ambos se comprometeram a readequar o projeto para dar início ao pagamento e ainda que estariam incluindo no PPA que para o próximo ano serão 200 bolsas e R$ 120 mil. “Foi uma promessa e vamos cobrar. Mas agora conto com comprometimento de cada nobre vereador para sermos favoráveis ao projeto, beneficiando esses atletas que estão no prejuízo”.