A ação de conscientização sobre a revisão do eleitorado feita pela câmara nas escolas municipais normalizou o número de agendamentos nos cartórios eleitorais para ser feita revisão do eleitorado. Em outubro houve diminuição acentuada no comparecimento dos eleitores. A média entre 60 e 90 atendimentos por dia e a capacidade é de aproximadamente 180 atendimentos diários quantidade que foi retomada nesta primeira semana de novembro. A câmara distribuiu mais de 15 mil panfletos informativos, em 37 escolas, com conteúdo reforçando o prazo para a revisão do eleitorado, que é de até 02 de fevereiro de 2018; a importância do comparecimento nos cartórios e as consequências, como o cancelamento do título, para os eleitores que não realizarem o serviço dentro do prazo.
A ação foi resultado da solicitação do cartório da 32ª Zona Eleitoral, que, inclusive, formulou o conteúdo do panfleto. As escolas também receberam, em anexo, cópia do ofício do Cartório direcionado à Câmara.
De acordo com o presidente da câmara, Ademir Bortoli (PMDB), desde o início do ano, o legislativo acompanha os dados referentes à revisão eleitoral no município, inclusive com os vereadores participando de reuniões referentes ao assunto e usando os meios legais que dispõe para conscientizar a população. “Sabemos que uma média de 54% dos eleitores realizou a revisão até o momento, mas temos ainda, praticamente, a metade que precisa fazer o agendamento e a atualização até fevereiro e só faltam cerca de três meses para o encerramento do prazo, por isso as pessoas precisam se programar para não correr o risco de terem seus títulos cancelados”, enfatiza Bortoli. A informação é da assessoria do legislativo
Sinop conta com 91.778 eleitores, deste total, 50.118 realizaram a revisão até o momento. O prazo acaba em 2 de fevereiro de 2018. O comparecimento às unidades eleitorais é obrigatório para àqueles que ainda não realizaram a biometria (foto e digitais), inclusive para eleitores que possuem mais de 70 anos de idade. A não atualização pode gerar cancelamento do título de eleitor e suspensão do CPF. O eleitor deve agendar seu atendimento pela internet, no portal do TRE ou pelo telefone 0800-647-8191.