PUBLICIDADE

BR-163: líderes do Nortão marcam novas audiências para cobrar pavimentação

PUBLICIDADE

Um grupo de trabalho formado ontem, durante uma reunião do Comitê da Associação de Desenvolvimento Regional para Conclusão da BR-163 (Comitê BR-163), em Sorriso, deve cobrar novamente em Brasília, na semana que vem, a agilização no processo para conclusão da pavimentação da BR-163 até Santarém (PA). Eles querem que o governo comece logo a pavimentação de aproximadamente 900 km entre a divisa de Mato Grosso e o porto para que a safra agrícola e a madeira do Nortão sejam escoados por esta rota gerando uma economia aproximada de US$ 30/tonelada de frete, além do transporte ser bem mais rápido em comparação com os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

A comissão ( com produtores, empresários e lideranças de outros segmentos) deve participar de audiências nos Ministérios do Meio Ambiente e Transportes, Casa Civil e Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT). O presidente do comitê, Jorge Baldo, disse que será mais uma iniciativa para buscar o fortalecimento da região.

A realização de um novo caminhonaço com soja para embarque até Santarém não foi descartada pelas lideranças, mas ainda deve ser estudada. Baldo argumentou que o comitê vai apoiar qualquer manifestação em prol a pavimentação da rodovia, mas descartou a iniciativa da associação em realizar o caminhonaço, como em 2002.

Ele enfatizou que, neste momento, a prioridade é fortalecer as negociações e buscar mais recursos para a região, que beneficiem também outras áreas como a construção de travessias e trevos nos municípios cortados pela BR-163, regularização do lixo urbano e de assentamentos.

A pavimentação da BR-163 fortalecerá o escoamento da safra do Nortão, onde é produzida grande parte da safra brasileira de grãos, pelo porto de Santarém, com menos custos e maior rapidez.
Cerca de 54 km entre Guarantã até a divisa com o Pará tiveram a ordem de serviço no início do mês, entre um parceria do Governo Estadual e Federal.

(Atualizada às 10:21hs)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE