O governador Blairo Maggi acaba de anunciar que o “novo” concurso do governo estadual para contratar 10.086 servidores será em duas fases: 31 de janeiro e 21 de fevereiro. O governo concluiu que, fazendo os exames nestas datas, haverá tempo hábil para convocar os candidatos antes do prazo estipulado pela legislação eleitoral.As inscrições dos mais de 271 mil candidatos estão mantidas. O governo deve divulgar os locais onde serão feitas as provas, mas a tendência é manter os mesmos. As provas não serão feitas mês que vem porque haverá pouco tempo para reorganizar o concurso e devido as festividades de natal e ano novo.
A Unemat também continuará como organizadora do concurso, embora o Ministério Público tenha cobrado que outra empresa, com maior conhecimento, organizasse a nova fase, após os problemas no domingo que ocasioraram a suspensão do concurso: malotes das provas com lacres rompidos, provas que eram para ser aplicadas à tarde foram distribuídas pela manhã, candidatos sem receber provas e outros problemas.
Blairo iniciou a entrevista pedindo desculpas em nome do governo para os candidatos e seus familiares. Anunciou a criação do Comitê de Acompanhamento do Concurso. A partir das decisões deste comitê, caberá ao Estado coordenar e gerenciar toda parte administrativa até a divulgação dos resultados, prevista para ocorrer em prazo suficiente para convocação dos aprovados. A Secretaria de Estado de Administração (SAD) terá a responsabilidade de treinar os fiscais e coordenadores para atuarem no dia da prova.
(Atualizada às 14:31h)