PUBLICIDADE

Bens de dois advogados de MT investigados em operação são liberados

PUBLICIDADE

A ministra Nancy Adrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), liberou os bens dos advogados André Castrillo e Renato Viana apreendidos no dia 18 de maio, quando foi deflagrada a operação Asafe, que investiga venda de sentença e exploração de prestígio no Judiciário de Mato Grosso.

A decisão da ministra atende pedidos da defesa dos dois advogados que tiveram principalmente computadores e material de escritório apreendidos pela Polícia Federal. A liberação ocorreu na semana passada, mas as investigações continuam tramitando em segredo no STJ.

Outra advogada investigada que também aguarda decisão similar é Maria Abadia de Souza Aguiar. Ela afirmou ontem, em entrevista ao jornal que A Gazeta, que pediu ao STJ a liberação do computador apreendido pela PF, mas até agora não obteve resposta. Assim como Renato Viana, ela ocupou vaga de jurista no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reservada a advogados e também é alvo da investigação que iniciou após denúncia de interferência de advogados na decisão da Justiça Eleitoral e Justiça Estadual.

Quem não teve a mesma sorte que Renato Viana e André Castrillo foi o desembargador Evandro Stábile, afastado do cargo e da presidência do TRE. Ele teve o pedido para liberação dos bens negados pela ministra. A PF apreendeu na residência e no escritório dele discos rígidos, computadores portáteis, disquetes de computador, uma arma e aproximadamente R$ 70 mil distribuído em moeda nacional, dólares e euros.

A operação Asafe expôs ainda mais a imagem do Judiciário de Mato Grosso já desgastada pela aposentadoria compulsória de 11 juízes e desembargadores. Também levou 9 pessoas à cadeia, mas todas já foram liberadas. Também houve busca e apreensão na residência de vários magistrados. A investigação apontou que advogados, parentes e servidores de magistrados prometiam vantagens para políticos e pessoas processadas em troca de benefícios particulares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE