quarta-feira, 15/maio/2024
PUBLICIDADE

Apenas 13% das cadeiras nas câmaras em MT serão ocupadas por mulheres

PUBLICIDADE

Mato Grosso terá 1.394 novos vereadores a partir do próximo ano. Deste total, apenas 13% destas cadeiras serão ocupadas por mulheres. O que representa somente 181 vereadoras, em um universo dominado por 1.213 vagas que serão ocupadas por homens.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2.902 mulheres pediram registros para concorrerem ao cargo de vereadora nos 141 municípios mato-grossenses. Número bem inferior ao do sexo masculino, no qual foram apontados 6.223 registros de candidatura ao mesmo posto.

Para o cargo no Executivo municipal a situação pouco muda também. Dos 140 municípios mato-grossenses que já definiram seus próximos gestores (Cuiabá terá segundo turno, mas será disputado entre dois candidatos), apenas 19 são do sexo feminino. Ou seja, pouco mais de 13% das candidatas obtiveram êxito contra os homens.

Na questão de candidatos, eles foram maioria esmagadora. O TSE aponta que 312 homens pediram registro contra apenas 53 candidatas.

Conforme Só Notícias já informou, nas cidades de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Alta Floresta e Guarantã do Norte algumas mulheres se destacaram e conseguiram se eleger, no pleito do dia 7. Uma é prefeita, outra vice e são seis vereadoras, sendo cinco novatas e uma reeleita. Em Sinop, Rosana Martinelli (PSB) será vice do prefeito reeleito de Sinop, Juarez Costa (PMDB).

Em Guarantã do Norte, Sandra Martins (DEM) foi eleita para comandar o município a partir de janeiro. Ela obteve 8.940 votos que representam 63,24%. O prefeito Chico do Garimpão, que não se reelegeu, ficou com 5.197 votos ( 36,76%). Entre outras vereadores que se elegeram em todo o Estado.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE