terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Anunciadas medidas para desocupação do Parque Cristalino no Nortão

PUBLICIDADE

A delegacia de Meio Ambiente, ligada à secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), instaurou dois inquéritos policiais e deverá abrir mais três contra os invasores do Parque Estadual Cristalino, localizado nos municípios de Alta Floresta e Novo Mundo, para apurar o grau de destruição causado pelos posseiros na área de proteção ambiental.

A responsabilização dos invasores pela prática de crimes ambientais, foi uma das medidas anunciadas nesta sexta-feira (14/10) pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcos Machado, contra os posseiros que ocupam irregularmente um dos paraísos ecológicos de Mato Grosso.

Segundo o secretário, que vistoriou o Cristalino esta semana, o quadro de destruição provocado pelos invasores é grave e requer medidas urgentes para garantir a desocupação e a recuperação das áreas degradadas. Estima-se que mais de sessenta mil hectares do parque criado em 2001 estejam invadidas.

Apenas em uma “fazenda” no local, o desmatamento teria atingido cerca de cinqüenta mil hectares. Outros crimes cometidos são desmatamento e roubo de madeiras. O fazendeiro que ocupava parte da área, antes da criação do parque, teria avançado quinze mil hectares dentro do Cristalino. Ele foi multado e responderá a inquérito policial pela prática de crime ambiental.

O delegado de Meio Ambiente, Massao Ohara, que comandou uma equipe de peritos criminais que está elaborando um laudo pericial sobre os danos causados ao meio ambiente, diz que, além do inquérito, irá solicitar à Justiça o seqüestro dos bens dos invasores para garantir a recuperação das áreas destruídas.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, Marcos Machado garantiu que tomará todas as medidas necessárias para retirar os invasores do Cristalino. “Através de projeto de lei, iremos redefinir os limites do parque e retirar os invasores. Quem comprovar a ocupação anterior à criação do Cristalino poderá ser indenizado pelas benfeitorias existentes nas propriedades. Outra opção é a alienação das áreas ocupadas. A venda mesmo pelo Estado, para que o dinheiro seja aplicado na preservação das áreas ainda intactas” disse Machado.

O secretário de Meio Ambiente anunciou ainda a nomeação do gerente do Parque Cristalino e a contratação de cinco agentes ambientais que irão zelar pelo parque.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prazo para tirar título eleitoral termina na próxima semana

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do...

Governador prevê de 20% a 25% de perda de arrecadação em MT com a Reforma Tributária

O governador Mauro Mendes adorou, hoje, as perdas previstas...

Sinop: vereadores fazem duras críticas e cobranças a gestão de Dorner no Trânsito

Vereadores criticaram, esta tarde, na sessão ordinária da câmara,...
PUBLICIDADE