O corregedor do Tribunal de Contas do Estado, Valter Albano, será eleito, daqui a pouco, presidente da corte para os próximos dois anos. Conforme Só Notícias antecipou, pelo novo critério eleitoral, Albano ocupará a presidência porque, até agora, é o único dos “antigos” que ainda não ocupou o cargo. Ele está no TRE desde 2001 e já foi vice-presidente.
Também serão eleitos o vice-presidente e o corregedor-geral. O colegiado do TCE é composto pelos conselheiros José Carlos Novelli, Alencar Soares, Humberto Bosaipo, Waldir Teis e Campos Neto, além de Antonio Joaquim e Valter Albano.
A assessoria destaca a normativa que instituiu o sistema de rodízio por antiguidade determinando que a escolha do presidente do Tribunal seja realizada sempre na primeira sessão ordinária do mês de novembro. Pela regra, o exercício da presidência é alternado entre o membro mais antigo do colegiado que ainda não tenha exercido o cargo e aquele que a tiver exercido há mais tempo. A posse será em janeiro.
Na pauta da sessão de hoje haverá o julgamento de 30 contas anuais de órgãos públicos. 14 são das prefeituras municipais, como, por exemplo, Poconé, Nova Canaã do Norte, Canabrava do Norte, Nova Monte Verde e Tabaporã e Várzea Grande, que na última sessão recebeu pedido de vistas do Ministério Público de Contas.