O modelo de gestão pública implantado em Lucas do Rio Verde foi mais uma vez premiado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A solenidade de entrega do prêmio Índice de Responsabilidade Fiscal e Social (IRFS) 2009 aconteceu na última terça-feira à noite, durante a décima terceira edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, com a presença do prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz.
De acordo com o prefeito, o prêmio é o reconhecimento nacional de uma administração comprometida com o desenvolvimento econômico, social e ambiental, mas ao mesmo tempo, responsável com as contas públicas.
Segundo ele, apesar das dificuldades, conseqüência da redução no repasse de recursos do governo federal, o município tem conseguido manter os serviços públicos com qualidade e, ainda realizar os investimentos necessários. “O diferencial de Lucas do Rio Verde esta no planejamento e na aplicação correta dos recursos”. De acordo com a CNM, órgão responsável pela avaliação das administrações, o Índice de Responsabilidade Fiscal e Social é um estudo realizado com base nos resultados apresentados pelo município em relação a aplicação dos recursos nas áreas fiscal, qualidade de gestão e social.
Segundo a entidade, o prêmio foi criado há três anos com o objetivo de avaliar a gestão municipal e também estimular e disseminar a cultura da responsabilidade nas administrações das prefeituras brasileiras.
Franz lembrou ainda que é a terceira vez que o município é destaque no Estado de Mato Grosso e premiado em nível nacional.