Três cooperativas de produtores da agricultura familiar da Região Norte do Estado se uniram para instalar a primeira fábrica de soro e leite em pó de Mato Grosso. A proposta foi apresentada ao governador Silval Barbosa, ontem à tarde. Cerca de 20 municípios devem ser beneficiados com o projeto, que já conta com R$ 3 milhões de emendas parlamentares federais.
Conforme o presidente da Cooperativa Agropecuária Mista Terranova (Coopernova), Daniel Robson da Silva, o montante de investimentos para a instalação do empreendimento está previsto em R$ 12 milhões. Além dos recursos já garantidos junto ao Governo Federal, o investimento restante será levantado por meio de linhas de créditos do Banco do Brasil para a agricultura familiar.
A iniciativa já conta com o apoio do Governo do Estado. Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Jilson Francisco, a ideia dos produtores vem ao encontro aos projetos do Governo para o fortalecimento da agricultura familiar em Mato Grosso. "O projeto tem viabilidade. É um incremento à economia da região", disse o secretário Jilson.
A fábrica terá capacidade de produzir 200 mil litros/dia de soro e de leite em pó, com previsão de atender o mercado nacional. O projeto envolverá pelo menos 2.500 cooperados.
Participaram da audiência também o secretário-extraordinário de Projetos Estratégicos e gestor do MT Regional, Renaldo Loffi, presidente da Cooperativa Mista Agrícola de Colíder (Comacol), Mauro Xavier Carrenho, e o presidente da Cooper Guarantã, Pedro José Sala, entre outros membros das cooperativas.