Política

2ª Conferência Regional das Cidades começa hoje no pólo de Sorriso

Começa hoje em Sorriso, a 2ª Conferência Regional das Cidades, no auditório Flor da Soja. A abertura acontecerá às 19:00h, com a presença de autoridades e apresentações artísticas. Em seguida, haverá a explanação dos prefeitos da região, que compõem o pólo de Sorriso, sobre os temas da conferência.

Além de Sorriso, estarão participando representantes de mais sete municípios da região: Lucas do Rio Verde, Nova Mutun, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã e Itanhangá. Com o lema “Planejamento e construção urbana: Cidades para Todos”, e o tema “Construindo uma política de Desenvolvimento Urbano Regional”,a conferência será um mecanismo aplicado para discutir políticas públicas voltadas ao núcleo urbano.

O principal objetivo dessa conferência será montar um plano estratégico de projetos e ações para os municípios participantes, tendo em vista que os problemas enfrentados são praticamente os mesmos.

Na conferência serão escolhidos os delegados que vão participar da conferência estadual para formação dos Conselhos das Cidades, nos três níveis da federação, que constituem nova etapa do movimento social pela reforma urbana.

A conferência terá palestras motivadoras dos temas propostos, grupos de discussão e levantamento de conclusões e plenária, com apresentação das conclusões. As intervenções nos grupos de discussão deverão ser pautadas pelos temas desenvolvidos pelos palestrantes e deverão abranger: saneamento básico; plano diretor; receitas próprias dos municípios (IPTU, taxas, multas, IPVA) pavimentação e urbanismo; regularização rural e urbana; fiscalização fundiária; evasão de ICMS, entre outros temas.

A meta é definir os principais problemas que afligem as cidades no Brasil trazendo a voz dos vários segmentos e agentes produtores, consumidores e gestores, além de construir referenciais para a política nacional de
desenvolvimento urbano.

Também serve para avaliar as políticas e programas em andamento nas áreas de Habitação, Saneamento Ambiental, Programas Urbanos, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, desenvolvidas pelo Governo Federal.

As propostas da reunião serão levadas para a conferência estadual que acontecerá em setembro. Todas as propostas serão levadas para a conferência nacional, em novembro deste ano, no Distrito Federal.

A conferência em Sorriso vai até amanhã