quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Ibama prevê entrega de ATPFs a madeireiras em Sinop ainda esta semana

PUBLICIDADE

A previsão do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) em Sinop para a liberação de ATPFs (Autorização para Transportes de Produtos Florestais) é que até o final desta semana algumas empresas já possam retirar os documentos que são obrigatórios para transporte de toras e madeira beneficiada.
“Nós liberamos uma relação de todo o cadastramento que nós fizemos até agora e estamos analisando um a um por ordem de protocolo, mas concluímos esse cadastramento agora. O próximo passo é fazer uma checagem final de todas as normatizações, rever tudo o que foi lançado no sistema, para dizer efetivamente qual a relação das empresas que serão liberadas ou não”, disse, ao Só Notícias, o analista ambiental da unidade, Ubirajara dos Santos Pires.

Segundo ele, até o momento já foi recebida a documentação de diversas empresas mas o processo de avaliação de possíveis irregularidades é lento. “Hoje temos um efetivo de 6 pessoas trabalhando tanto na montagem do banco de dados, quanto na checagem das regularidades. Então, precisamos de um tempo ágil para poder fazer um trabalho bem feito e apresentá-lo a população com segurança”, acrescenta.

Ubirajara pede calma aos madeireiros. “Não é porque abriram as portas que de imediato vão ser liberadas as guias. Peço que os madeireiros tenham um pouco mais de calma, o processo é demorado. São muitos documentos que têm que ser analisados e a equipe tem se acostumar a nova rotina de trabalho. Não adianta eu falar que vamos atender 100 madeireiras por semana, porque isso é inviável. Então, é melhor fazermos um trabalho um pouco mais demorado, mas que seja mais seguro, do que liberarmos de imediato e depois ter que fazer tudo de novo”, ressaltou.

Só Notícias apurou que antes da ‘Operação Curupira’ a liberação de 10 pedidos de ATPFs/dia era feita de 48 a 72 horas. “Ainda não sei precisar o tempo para liberar esses pedidos, mas esperamos que até o final desta semana já comecemos a entregar as guias. É um desejo tanto dos madeireiros quanto nosso, pois queremos desafogar os trabalhos o quanto antes”, completa Ubirajara.

O analista informou ainda que não existirá problemas quanto ao número de guias a serem liberadas. “Com referência a quantidade de impressos, não há problema com o estoque das guias. A única coisa que está sendo cobrada é a apresentação de documentos que comprovem a regularidade da empresa, isso é uma norma federal, nós só estamos cumprindo. A partir do momento que tudo estiver comprovado vamos entregar as ATPFs sem problemas com estoque, sem dúvida alguma”.

Hoje o Ibama de Sinop tem uma área de abrangência de 31 municípios, mas os dois escritórios regionais, instalados em Alta Floresta e Guarantã do Norte, atendem cerca de 10 cidades. Sendo assim, a responsabilidade de em média 20 municípios fica a cargo da equipe da unidade de Sinop, com as 6 pessoas que cuidam da liberação de ATPFs.

Inicialmente, o Ibama informou que 71 indústrias madeireiras atendiam as exigências para obter ATPFs.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria e IMAC apresentam na Norte Show programas de incentivos oferecidos pelo Estado

A secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato...

Novo sorteio do ‘Emplaca Lucas’ será em maio com R$ 20 mil distribuídos em 10 prêmios

Proprietários de veículos que receberem o primeiro emplacamento ou...

Sinop tem vagas para formação profissional gratuita em 6 áreas; veja oportunidades

Mais oportunidades de qualificação profissional gratuitas para salgadeiro, padeiro,...

Com setor empresarial aquecido, Sinop tem mais de 1,7 mil novas empresas em 3 meses

Sinop ganhou 1.736 novas empresas de micro, pequeno, médio...
PUBLICIDADE