Polícia

Sinop aguarda concurso para novos PMs prometido há mais de um ano

A destinação de novos policiais militares para Sinop pode demorar até dez meses após a realização de concurso público. Desde o ano passado que é cogitada a realização do concurso no município, mas ainda não há uma data definida. É o que informou o comandante do Regional Norte, coronel Elierson Metelo. “É uma promessa do ano passado e hoje estamos trabalhando para a realização de um curso específico para Sinop”, declarou.

A preocupação é que, mesmo com a realização de concurso nos próximos meses, o envio de novos soldado possa demorar até dez meses. “O concurso pode demorar de dois ou três meses e a formação em torno de 10 meses. Não é pronta resposta. Então, estamos estudando medidas paleativas para estabelecer o maior número de policiais”, esclareceu.

Uma delas, segundo ele, é a contratação de estagiários para os trabalhos administrativos, que é prevista ainda para este mês, liberando 15 soldados para os trabalhos de rua. “Com a execução do orçamento o Estado deve liberar a contratação dos estagiários”, acrescentou. Também é estudada a criação da guarda prisional para atuar nas cadeias e presídios, evitando que policiais sejam retirados do policiamento de rua para as unidades. Só em Sinop são cerca de 30 soldados redirecionados para o presídio Ferrugem.

Esta semana, o coronel deve se reunir com o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública para discutir o assunto.