O secretário estadual de Segurança Pública Mauro Zaque visita Sinop e Sorriso, duas das principais cidades do Nortão, mês que vem, para ouvir e discutir medidas contra a violência, com lideranças políticas e de entidades. A assessoria confirmou, ao Só Notícias, que ele avalia as condições nos municípios entre os dias 5 e 7. Em Sinop, deve ocorrer uma audiência pública.
A confirmação da presença de Zaque em Sinop, acontece depois de desmarcar uma reunião com prefeitura em exercício Rosana Martinelli (PSB) e comitiva, dez minutos antes, na quarta-feira (20), em Cuiabá, na qual seria cobrada uma pauta de reinvindicações. Entre elas, mais efetivo policial. Somente em 2014, cerca de 97 crimes com morte foram registrados.
Já em Sorriso, a prioridade também é aumento de efetivo. Balanços ainda não foram divulgados, mas um dos últimos casos este ano, aconteceu na segunda-feira (19). Um adolescente, 14 anos, foi assassinado e outros dois, 16 e 17 anos, foram baleados, na praça do bairro São José II.
A reivindicação principal é para aumentar o efetivo. Na delegacia municipal sinopense, por exemplo, Só Notícias apurou que são 22 investigadores, 12 escrivães e 5 delegados. Na PM, são 86 soldados, sendo que 24 cumprem jornada de 24 horas diretas nas ocorrências e policiamento ostensivo e folgam 48 horas. Destes 24, quatro trabalham no fórum, unidade do Boa Esperança, no Comando Regional, UPA ficando 20 para o trabalho operacional nas ruas. Na Força Tática, são 4 policiais que travalham diariamente. Em média, 8 tiram férias a cada mês. Apenas 4 viaturas estão 'rodando' diariamente.
(Atualizada às 08:53hs)