sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Polícia faz operação em Sinop, Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia contra crime organizado

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: assessoria - atualizada 08h40)

A assessoria da Polícia Civil confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que foi deflagrada, esta manhã, em Sinop e no estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e na Bahia a operação Alquimia para combater uma organização criminosa que atua na falsificação, transporte e comercialização de agrotóxicos falsificados. São 53 mandados de buscas e 5 prisões preventivas determinadas pela justiça do Rio Grande do Sul. Desses, dois foram cumpridos em Sinop por policiais da delegacia Especializada de Roubos e Furtos. Dois homens foram presos com armas, munições e uma VW Amarok, na região da avenida das Figueiras, no centro.

No Rio Grande do Sul,  as buscas foram em Cruz Alta, Ijuí e Cachoeira do Sul, mas também serão realizadas em São Borja, Santana do Livramento, Pantano Grande, Candelária, Passa Sete, Joia, Bagé, Pejuçara e Santa Cruz. Em Ribeirão Preto (SP) foram cumpridas 10 ordens judiciais. Também teve bloqueio de contas e apreensão de veículos.  Na ação, foram apreendidos defensivos agrícolas, produtos químicos, contratos de locação de imóveis e maquinários, notas promissórias, cheques e diversos documentos probatórios.

O grupo atua há anos no estado, e tem como principal líder e fornecedor dos falsos indivíduo que reside  em Ribeirão Preto, local onde os produtos são “fabricados” e depois transportados para várias regiões do país, dentre elas o Rio Grande do Sul. No estado, esses produtos são armazenados em depósitos clandestinos nas cidades de Ijuí e Cruz Alta, de onde são repassados a integrantes da organização para serem negociados com os agricultores de outras regiões.

Para falsificar os produtos (de elevado valor de mercado) os criminosos utilizavam produtos químicos diversos sem qualquer controle ou cuidado relativos à aquisição, transporte, armazenamento e manipulação desses compostos, provocando danos incomensuráveis ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Além disso, o prejuízo econômico causado aos agricultores são severos, já que os produtos não apresentam eficácia quando aplicados nas lavouras. Alguns criminosos integrantes do grupo também possuem envolvimento com roubos a propriedades rurais e receptação de produtos. Há ainda indivíduos envolvidos com a prática de contrabando.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE