PUBLICIDADE

MT forma policiais para ocorrências de alta complexidade

PUBLICIDADE

A Polícia Militar de Mato Grosso formou mais cinco policiais para atuarem em ocorrências de alta complexidade, um deles da PM do Acre. A formatura do curso de ‘Operações Especiais’ (Coesp) ocorreu na sede do Batalhão de Operações Especiais (Bope), na Av. do CPA, em Cuiabá, e contou com simulações de atividades práticas dos policiais, como salto aéreo de helicóptero e ocorrência envolvendo artefatos explosivos.

O curso contou com a participação de policiais de outros seis estados, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul; totalizando 43 profissionais. Agora, os policiais estão habilitados tecnicamente para atuarem em ocorrências como assalto tático, também chamado de ‘novo cangaço’, sequestro com refém, envolvendo explosivos, de varredura em mata, etc.

Para esses atendimentos, os policiais adquiriram conhecimento técnico por meio de 39 disciplinas, nas áreas de ações táticas, operações em altura, tiro tático e de precisão, segurança de autoridades, negociação, gerenciamento de crise, inteligência, operações rurais, dentre outras. Essas técnicas foram aplicadas em Mato Grosso e por meio de intercâmbio com outros quatro estados e o Distrito Federal.

“É um orgulho para o Governo do Estado ter uma unidade de tamanha importância e com reconhecimento técnico dos demais profissionais da área de todo o país”, disse o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, destacando a participação de Mato Grosso nessa segunda edição.

Para o comandante do Bope, major Januário Batista, “o Coesp é um curso importante por possibilitar o fortalecimento da doutrina existente na unidade e por oportunizar a inclusão de novos policiais para atuarem em ocorrências de alta complexidade, as quais o Bope atua. Além disso, o curso exige desses novos ‘caveiras’ uma responsabilidade muito grande, diante da demanda que lidamos durante o cotidiano de trabalho”.

A turma do segundo Coesp tem como lema na bandeira “A vitória cabe aos que mais perseveram”. E, segundo o coordenador do curso, Marcos Paccola, foram 175 dias de instruções, avaliações teóricas, práticas e psicológicas “que levaram os policiais a conhecer todos seus limites e aprender a respeitá-los, sentir todas as angústias, medos e superá-los, em jamais dizerem que não são capazes sem, antes, tentar fazer com todas as suas forças. A partir de agora, eles recebem a árdua e pesada missão de serem os mais novos ‘caveiras de fogo’, guardiões da doutrina do Bope de Mato Grosso”.

A cerimônia de formatura contou com a presença de familiares dos policiais formandos, de demais convidados civis e autoridades militares. Dentre eles, bastante emocionado, esteve o subchefe do Estado Maior da PM, coronel Zaquel Barbosa. Sendo o ‘caveira 28’, lembrou “da evolução da unidade e da honra de fazer parte da história da unidade, conquistada por meio de muita coragem, disciplina e lealdade”.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova varredura apreende mais de 20 celulares e drogas em penitenciária de MT

Uma nova varredura realizada hoje pela força tarefa da...

Quatro são detidos com mais de 140 porções de cocaína em Sorriso

A equipe de Força Tática da Polícia Militar prendeu...

Motocicleta furtada é recuperada e condutor preso por receptação em Sinop

A Polícia Militar prendeu o motociclista, de 31 anos,...
PUBLICIDADE