sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

GCCO prende 4 acusados de envolvimento em arrombamentos de caixas eletrônicos em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo - atualizada às 14h19)

A Gerência de Combate ao Crime Organizado da Polícia Civil prendeu, ontem, no final da tarde, quatro pessoas identificadas como membros de um grupo criminoso que trocou tiros com a Polícia Militar, horas antes durante uma ação criminosa, em Cuiabá. De acordo com a assessoria, os suspeitos têm envolvimento em arrombamentos recentes de caixas eletrônicos e a ação resultou na apreensão de quatro armas de fogo, munições e de um bloqueador de sinal.

As investigações realizadas pela equipe da GCCO apontam que o grupo está envolvido em dois arrombamentos de caixas eletrônicos recentes, um deles ocorrido em uma drogaria no bairro Trevisan em Cuiabá e o outro em um supermercado no bairro São Matheus em Várzea Grande. Nas duas situações, foram utilizados na ação criminosa explosivos e armas de grosso calibre como 556, 762, 380 e 9 milímetros.

As diligências que levaram à prisão dos suspeitos iniciaram com a equipe da Rondas Ostensivas Tática (Rotam), da Polícia Militar, após o roubo de uma caminhonete Toyota Hilux, ocorrido durante a madrugada. Os policiais militares identificaram os suspeitos dando início a uma perseguição, ocasião em que ocorreu uma troca de tiros nas proximidades da região do Coxipó do Ouro.

Na ocorrência, um policial e dois criminosos foram atingidos. Um dos suspeitos não resistiu aos ferimentos e morreu durante o confronto, o outro teve parte dos dedos arrancadas. O policial foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal de Cuiabá.

As informações da ocorrência foram repassadas à equipe da GCCO que deu continuidade às diligências, conseguindo localizar os integrantes do grupo em uma residência no bairro Barbado, na Capital. Um dos suspeitos ao perceber a chegada dos policiais tentou fugir porém foi capturado junto a seus comparsas.

Com eles foram encontradas quatro armas de fogo (duas pistolas 9 mm, um revólver calibre 38, e uma garrucha 38), além de munições para todas e objetos de origem ilícita como vestimentas, carregadores e um bloqueador de sinais “Jammer”, utilizado em crimes de furtos a instituições bancárias para cortar o sinal de alarmes e câmeras de segurança. Uma dar armas apreendidas com os criminosos pertence a Polícia Rodoviária Federal, sendo produto de crime de roubo ou furto.

O delegado titular da GCCO, Flávio Henrique Stringueta, ressaltou que o combate a crimes contra instituições financeiras foi intensificado nas últimas duas semanas devido as duas ocorrências recentes que chamaram atenção devido ao grosso calibre das armas utilizadas nas ações criminosas.

“Ontem, a equipe da Rotam teve um confronto com o grupo criminoso culminando em seguida na ação desencadeada pela GCCO que conseguiu prender quatro suspeitos e apreender as armas que possivelmente foram utilizadas nos crimes. Lembrando que em nenhum dos ataques, os suspeitos tiveram lucro, uma vez que no primeiro o dinheiro foi manchado de tinta vermelha do dispositivo de segurança do caixa eletrônico e no segundo houve troca de tiros com um segurança que evitou o êxito do crime”, disse o delegado.

Para a delegada da GCCO, Juliana Chiquito Palhares, a prisão do grupo criminoso é resultado do trabalho integrado e coeso das forças de segurança, que vem atuando fortemente no enfrentamento de furtos e roubos a caixas eletrônicos, especialmente com a utilização de explosivos.

“São ocorrências que chamaram grande atenção devido ao forte armamento utilizado nas ações e significativa quantidade de disparos efetuados. Todos os indícios das investigações apontam que os quatro suspeitos detidos e o quinto que morreu durante confronto, integram essa organização criminosa voltada especificamente para prática desse tipo de crime, com a utilização de explosivo e armamentos de grosso calibre”, disse a delegada.

Segundo a delegada, há outras pessoas envolvidas nos crimes e as investigações continuarão para identificar e prender outros integrantes do grupo criminoso.

Na semana passada, conforme Só Notícias já informou, os policiais militares da Força Tática e da Ronda Ostensiva Móvel Tática (Rotam) prenderam três homens e apreenderam um adolescente, de 17 anos, acusado de fazerem parte de uma quadrilha especializada em roubo e furto de caixas eletrônicos, através de explosões e arrombamentos. Ao todo, 67 dinamites foram apreendidas, além de munições, uma pistola e uma submetralhadora.

De acordo com informações da PM, a quadrilha se preparava para cometer um crime, contra uma instituição bancária, na região metropolitana de Cuiabá. Os suspeitos estavam em um Veículo Ônix branco, com vários armamentos e grande quantidade de explosivo. Durante monitoramento, o veículo foi flagrado com dois ocupantes e na abordagem, foi constatado que o carro estava com queixa de roubo e furto. Aos policiais, eles disseram que o carro pertencia ao colega deles, morador do bairro Ouro Fino.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Apreendida madeira e trator usado para desmatamento ilegal no Nortão

Equipes da Sema de Guarantã do Norte e Polícia...

Suspeito de matar outro durante briga de bar é preso em Mato Grosso

O suspeito do homicídio de Willian Osmar Oliveira Alves,...

Presos três que furtaram em empresas em Sorriso e Nova Mutum

Um trio, formado por dois homens e uma mulher,...
PUBLICIDADE