quarta-feira, 8/maio/2024
PUBLICIDADE

Sobre gêneros (e recados) textuais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Aos meus alunos do 3. Ano que vão prestar o ENEM/2012
Pensei em inúmeras possibilidades de revisar, reforçar os GÊNEROS TEXTUAIS… a preocupação com a passagem tão rápida do tempo nestes últimos dias, me deixa angustiada e igualmente preocupada como vocês, com os vestibulares, ENEM e resultados e decisões que deverão ser tomadas a partir disso…Talvez, o RELATO PESSOAL fosse o gênero mais adequado, expressando, assim, a minha visão sobre esse momento.

Penso também em fazer um CONVITE, chamando a todos para celebrarem esses últimos dias de aulas e momentos em convivência desse grupo tão especial: o local é a sala, os horários já bem conhecidos de vocês e momentos marcantes ainda poderão ser vividos, para serem guardados na memória por muitos e muitos anos….

Depois disso, talvez, muitos se sentiriam motivados a escreverem um DEPOIMENTO, deixar registrado no facebook, Orkut ou mesmo em algum canal impresso, as impressões desse momento, expressando a emoção vivida, a alegria compartilhada e a certeza da saudade que ganhará espaço. Seria possível que, nesse depoimento, a subjetividade ganhasse força, tamanha força que registraria as emoções e sensações, sem medo de deixar claro o que pensa a respeito das pessoas, da sala, das experiências que ficarão, para sempre, entre os melhores momentos de uma das melhores fases da vida de cada um de vocês.

Mas também poderia haver um momento na aula de produção (se sobrasse tempo, meu Deus) para que vocês todos escrevessem um BILHETE aos colegas, aos amigos, aos professores… dizendo, com linguagem emotiva, coloquial, de uma maneira bem informal aquilo que , em poucas palavras, expressasse uma mensagem significativa, e de fácil entendimento.

Ah, queria também compor junto a vocês um MANUAL DE INSTRUÇÕES, sim, um manual! Que ele apresentasse, passo a passo, os passos que vocês devem seguir para ter uma vida eficiente, prática, com vistas a alcançar o máximo de desempenho possível dessa "engenhoca", desse "produto vida" que vocês nem precisaram comprar, ganharam para fazer render o máximo, compor esse manual, poder segui-lo significaria ter satisfação garantida, semelhante às normas prescritas para o bom uso de tudo que compramos e queremos que funcione bem. Nossa vida deve funcionar bem, construa o seu manual com propriedade, a fim de que, bem poucas vezes, você precise se debruçar sobre uma BULA, para estudar a composição de remédios, quantidades a tomar, efeitos colaterais indesejados…além de precisar, nesses casos, de um bom dicionário para compreender os termos técnicos que a constituem, um olhar bem apurado para ler as palavras minúsculas que ela apresenta, para lhe dar, entre outras coisas, uma ordem, destacando o famoso modo de usar.

Bem melhor será, se em vez de modo de usar de remédios, vocês fiquem em volta de RECEITAS CULINÁRIAS, experimentando possibilidades de pratos e sabores diferenciados, seguindo o modo de fazer, que indica como os ingredientes devem ser combinados, preparados para serem apreciados em boa companhia…. afinal, o prazer de reunir amigos, compartilhando de "boa mesa", representa um dos melhores momentos para que a vida também tenha sabor.
Em saboreando a vida, impossível não falar de poesia….com ela, a vida fica mais bonita, com ela se percebe melhor a beleza da lua cheia, o valor de coisas simples como um sorriso puro de criança, uma lágrima de alegria que escorre pela face, quando as emoções invadem e deixam adormecida a razão por alguns instantes….que a vida de vocês não seja metódica como um poema parnasiano, carregada de rotina e normas, que os impeça de terem a possibilidade de viver com liberdade, com uma certa ousadia…arrisquem-se a misturar os motivos diversos(de verso) para escreverem em verso ou prosa, tanto faz, importa que haja beleza, emoção, sensibilidade e criatividade. Nada de andar na linha que outros traçarem, sejam inovadores (façam a Semana da Arte Moderna de vocês), representem a vanguarda da própria vida…. se criticarem, tenha firmeza dos seus valores e siga fazendo PROSA POÉTICA!

Se entender que aos versos deve-se acrescentar ritmo, componha a sua trilha sonora, sabendo que ela poderá ser a MÚSICA da sua vida, responsabilize-se pela seleção cuidadosa de palavras, combinação de ritmos para que seja profunda na essência, agradável de ser ouvida, que toque o coração das pessoas. À medida que o tempo passa (e ele passa rápido), estejam atentos a notícias e reportagens, mantenham-se, sempre, bem informados. Quem lê NOTÍCIAS, tem acesso, de maneira clara e objetiva, ao relato dos fatos, sabe dos acontecimentos do mundo que lhe rodeia e é capaz de formular opiniões a respeito, mostrar que tem visão crítica da realidade, que não pode ser um expectador passivo do espetáculo da vida, precisa sim, intervir, quando necessário, seja escrevendo um ARTIGO DE OPINIÃO aos órgãos de imprensa, aos veículos que divulgam os fatos, criticando, questionando, mostrando-se atento, dono de opinião própria: mostre sua visão de mundo e defenda a sua posição, veja bem, a sua posição; se outros não concordarem, tenha argumentação para mostrar como você pensa e por que suas ideias têm valor. Ou ainda, de maneira mais breve, citando claramente a notícia, escrevendo uma CARTA DO LEITOR. Nesses casos, deve haver a pessoalidade, ou seja, não se esconda, "mostre a sua cara", diga quem você é e o que pensa e, se achar conveniente, interpele o leitor, dirija-se a ele.

Diferente do que você deve fazer quando produzir uma DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA, afinal, esse é um tipo de texto em que a impessoalidade deve estar presente. Não converse com o leitor, não use verbos no imperativo, não use linguagem coloquial, nem gírias… demonstre domínio da norma culta, desde a tese, também enquanto produz o desenvolvimento, sabendo que, na conclusão, você precisa apresentar uma sugestão para resolver o problema discutido: veja bem, discutido. Não é mera exposição de fatos, estes precisam ser exemplificados, explicados, associados aos conhecimentos que você adquiriu, seja na escola ou fora dela. É neste texto, cheio de normas, que você é convidado (mesmo sem querer ou achar o máximo) a mostrar que é bem informado, tem criticidade e domina a norma padrão (heheheheheh, sei que sabem).

Tudo isso pode parecer dramático, muitas informações, normas, conteúdos…mas, se falarem de gênero dramático, por favor, não pensem que é alusão a esse drama vivido por vocês neste momento. Drama é texto produzido para ser dramatizado (que pleonasmo), ou seja, é peça teatral, em que aparecem os nomes dos personagens, seguido das falas que estes devem decorar para a apresentação do espetáculo. Texto teatral não tem narrador, tem rubricas (explicações sobre a marcação dos atores, sempre entre parênteses).

Narrador tem em CRÔNICAS, CONTOS, ANEDOTAS, ROMANCES, FÁBULAS…estas modalidades de texto pertencem ao gênero narrativo, têm personagens, local, tempo, enredo que, ao longo da história, da sequência de ações vão se complementando, sendo esclarecidos, encaminhando a história a um desfecho. CRÔNICA é fato cotidiano, seria uma dissertação de pés descalços ou chinelos, uma reflexão meio de férias…. solta, com bom humor, certo lirismo, crítica, na maioria das vezes. Já o CONTO é uma narrativa mais extensa um pouco, como se contasse a história de uma determinada cena, como se captasse o momento, como numa fotografia. E os ROMANCES vocês bem sabem que dão "pano pra manga"… José de Alencar, Machado de Assis, Graciliano Ramos… romancistas. Eles escreveram diversos romances….já vocês, muitos vivem, outros já viveram e, certamente, todos ainda vão viver um romance de tirar o fôlego… com um "punhado" de acontecimentos a se desenrolarem na vida de vocês ainda…como se diz por aí, "Minha vida daria um romance…." é a sua história, com altos e baixos, acertos, erros, mas tomara sempre, com muito amor. Que não faltem motivos para rir, porque, às vezes, a vida é uma ANEDOTA (uma piada) rsrsrrsrsr que nem sempre apresenta moral, como as FÁBULAS, que usam os bichos como personagens, para revelarem, na verdade, uma moral sobre o comportamento das pessoas. "Quem desdenha quer comprar…. "já viu bicho fazendo proposta de negócio????
Enfim, meus caros alunos, muito mais que sucesso no ENEM e no vestibular, quero que vocês tenham sucesso na vida. Quero escrever o EDITORIAL do próximo informativo da escola, comentando a notícia mais importante do mesmo, que, certamente, será o sucesso de vocês nos vestibulares por aí….as notas maravilhosas, as emoções do resultado que vai surgir, como consequência do empenho de cada um de vocês, aliado ao esforço dos professores e equipe pedagógica, no geral, que também falha, mas se empenha porque acredita no potencial de cada um de vocês e busca, sempre, fazer o melhor que está ao seu alcance.

Por último, quero ver muita PROPAGANDA das notas de redação, especialmente. Divulguem, façam o próprio marketing pessoal, da escola, dos professores….exibam nas redes sociais e tantos meios quantos acharem adequado, as coisas boas que precisam ser informadas aos outros, a quem merece (e quem não merece também)… deem visibilidade às conquistas de vocês.

Sucesso em tudo, especialmente, na Redação!

Bjs,

Professora Marli Chiarani – Sinop

 

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Istmos e estreitos

Há muitos dias num só dia. Há muito do...

Extremos climáticos e a gestão pública 

A história recente do Brasil é marcada por diferentes...

Maio Roxo e as doenças inflamatórias intestinais

Estamos no “Maio Roxo”, período de conscientização a respeito...

A eleição e as opções de escolhas

Na eleição para Prefeito, já têm candidatos “queimando a...