Para ajudar as famílias vos exorto a cultivar, com convicção as virtudes da Sagrada Família: Oração/silêncio.
O zelo pela família foi uma das marcas de Bento XVI. Em diversas ocasiões manifestou sua preocupação. Nas catequeses dadas exortava os fieis a ter cuidado para com as famílias, templos sagrados onde mora Deus.
Falava sempre da importância de que a família seja "assentada no matrimônio" Sacramento que a Igreja reserva para os noivos que na fé buscam a benção de Deus Pai. Iniciar a vida familiar assentada sobre a rocha firme da fé em Jesus Cristo é garantia segura de uma caminhada bem sucedida. "Ajuntar-se" para ver como vai ser o futuro, é colocar o fundamento sobre a areia, pois, é começar com insegurança a vida a dois, confiando apenas na fragilidade humana. Os desequilíbrios fazem tombar as pessoas.
O Papa Bento com amor e carinho de pai propõe às famílias as virtudes da Sagrada Família como garantia de estabilidade. A oração é a pedra fundamental da família. Na oração a família se envolve com Graça de Deus.
Na semana da família convido as famílias a fazerem esta experiência para fortalecer os vínculos familiares: oração e silêncio.
Oração e Silêncio duas atitudes importantes.
a) Ser bom administrador do tempo priorizando tempo para a oração.
b) Silêncio atitude do sábio que sabe calar-se para dar espaço à verdadeira sabedoria.
A semana da família ajudará a rever a caminhada, alegrar-se com as conquistas e tempo para correção de rotas, deixando os desvios para andar no caminho do Senhor. O senhor Deus recomenda à família "Reconhece, pois, em teu coração que como um homem corrige seu filho, assim te corrige o Senhor teu Deus, para que guardem os mandamentos do Senhor teu Deus Ande nos seus caminhos e o respeitem". (Dt. 8, 5-6).
Irmã Maria Helena Teixeira é religiosa em Sinop