sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Redes de computadores: projeto, implantação, infra-estrutura elétrica e Aterramento

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O sucesso funcional de uma rede de computadores depende intrinsecamente de uma infra-estrutura Elétrica e Aterramento adequado.
Ouvimos falar muito sobre segurança em redes de computadores, mas a questão “segurança” é muito complexa e abrange toda a infra-estrutura de uma rede de computadores, ou seja, a infra-estrutura física e a infra-estrutura lógica.
A infra-estrutura Elétrica e Aterramento fazem parte da infra-estrutura física em uma rede de computadores. Para falarmos sobre segurança em redes de computadores, precisamos primeiramente entender porque a infra-estrutura Elétrica e Aterramento são muito importantes e é o primeiro item que compõem a segurança em uma rede de computadores.

A infra-estrutura elétrica e aterramento seguem normas e padrões rigorosos e devem ser projetados e executados por profissionais qualificados e que conheçam todas as normas e padrões envolvidos e direcionados para redes de computadores.
Estima-se que 90% dos problemas que ocorrem em redes de computadores têm origem em uma infra-estrutura elétrica a aterramento inadequado. Para projetar e implantar uma infra-estrutura elétrica e aterramento para redes de computadores, é necessário que o engenheiro elétrico, eletricista e o gerente de redes conheçam as normas para projeto de redes de computadores, pois as exigências na questão “segurança elétrica”, são complexas e necessitam ser projetadas e implantadas de forma rigorosa para atender as necessidades elétricas das redes de computadores.
As vantagens de uma infra-estrutura elétrica e aterramentos devidamente projetados e rigorosamente implantados são várias, mas a redução drástica dos custos com manutenções em seu parque de informática e também o melhor aproveitamento no consumo de energia elétrica são variáveis importantes que deve ser levados em consideração no retorno do custo do projeto.

A competitividade e sucesso de uma empresa dependem da sua estrutura tecnológica. As informações produzidas pela empresa são armazenadas em computadores denominados “Servidor”.
A segurança elétrica deve atender o funcionamento ininterrupto principalmente do servidor, evitando paradas ocasionadas por panes diversas oriundas do sistema elétrico.
No próximo artigo falarei sobre a infra-estrutura de cabeamento de dados. Até lá !

Elenildo da Silva é profesor em Sinop, formado em Ciência da Computação, especialista em redes de computadores e sistemas distribuídos

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Dante: democrata e gestor exemplar 

25 de abril é uma data histórica. Há quarenta...

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...