Mato Grosso, um Estado fantástico! Cada um à sua época, contribuiu na construção do seu futuro, este que para muitos municípios, chegou mais rápido que imaginávamos, principalmente para o “Nortão”. Cidades com menos de trinta anos de emancipação política e administrativa, já adquiriram autonomia e deram rumo há muita gente.
Esta região que por alguns anos foi a que mais se desenvolveu, a exemplo de Sinop, a terra que escolhi para viver, premiada em 2005, pelo Jornal Gazeta Mercantil, como o município que mais desenvolveu economicamente no estado em 2004, vive momentos de grande aflição, e para alguns, incertezas que geram desanimo. Sou otimista por natureza, acredito em nossa terra e em nossa gente, sei que esta terra é vencedora, quem apostar contra vai perder, e quem desistir de investir vai deixar de ganhar.
Diante desse contexto, tive a idéia de reunir prefeitos de quarenta e um municípios que fazem parte da Amazônia Legal Mato-grossense de Floresta, colocando em pauta os nossos entraves, como a tão sonhada BR163, o Mercado Comum Europeu, a regularização fundiária, o setor florestal, a questão ambiental, entre outros. Inicialmente a idéia era levar esses assuntos ao Governador, aos Deputados e Senadores, mas em reunião com os Deputados Dilceu Dal’Bosco e José Riva resolvemos fazer algo maior, e realizamos uma grande reunião de trabalho com a presença de importantes lideranças políticas de toda região, onde todos tiveram a oportunidade de expressar seus anseios e angustias que estão vivenciando a frente de seus municípios. Podemos dizer que, através dos diversos segmentos da sociedade presente, alcançamos um resultado positivo, uma vez que, juntos debatemos de forma bastante sadia todas essas questões. Essa produtiva reunião resultou no Seminário que acontecerá no próximo dia nove, em Sinop.
Sensibilizado, o Governo do Estado trará neste dia toda sua equipe para um governo itinerante, onde teremos debates, palestras com temas específicos aos nossos problemas, e juntos buscaremos soluções. Alguns vão dizer que é mais um encontro político, talvez seja, outros vão dizer que esses assuntos já estão encaminhados, pode ser. Na verdade eu não preciso me convencer de que esses problemas irão se resolver, mas quem precisa ser convencido é o investidor, o empreendedor, aquele que contribui na geração de emprego e no crescimento dos municípios. Este é o motivo maior de eventos desta natureza.
Podem questionar o porque de não discutir isso antes. Tenho que dizer que, essa culpa é da cultura do brasileiro, que só se reúne no caos, na hora em que o desespero bate a porta, pois enquanto estão ganhando dinheiro, enquanto não há obstáculos em seus projetos, acabam não participando de discussão sobre o futuro, precauções! Todos nós temos que assumir essa culpa, o que não podemos agora é deixar de participar, pois ainda há tempo.
Nossa região tem um privilégio enorme, temos o maior rebanho bovino do estado, contamos com importantes políticos locais, possuímos o maior setor madeireiro trabalhando com responsabilidade social e ambiental, temos uma grande produção agrícola, grandes indústrias, ótimas faculdades, possuímos também comércio com excelentes prestadores de serviços nas mais diversas áreas, temos gente comprometida com o Brasil e com seu povo, não podemos parar!
Não adianta querer travar o “Nortão”. Seu povo, forte e determinado, veio para vencer as dificuldades e sabe como ninguém, que desistir não é a solução! Um povo que desde o inicio convive e respeita a beleza natural dessa região e que quer continuar crescendo de forma ecologicamente correta, mas economicamente viável.
Somos perseguidos e prejudicados por várias questões, mas esquecem o quanto esse nortão tem contribuído para o desenvolvimento de Mato Grosso e do Brasil, quantas portas foram abertas através do esforço desse povo. Fazemos parte do Brasil e estamos contribuindo com seu crescimento. Não podemos deixar de destacar que nosso País deveria ser premiado não somente pelo desenvolvimento conquistado, mas por ser o país que mais preserva florestas, possuindo 4,38 milhões de quilômetros quadrados em florestas primárias, que responde por 28,3% da área atual no mundo, e somos cientes que estamos fazendo nossa parte em relação a esta preservação.
Nossa região faz bem ao Mato Grosso e ao Brasil. Somos todos responsáveis pelo futuro do mundo.
Pra frente Nortão!
Nilson Leitão – Prefeito de Sinop