Com o apoio dos amigos e amigas de Mato Grosso, correligionários e irmãos fiéis em Cristo, conquistei a primeira suplência de deputado federal do PMDB, com 22.981 votos na eleição de 2006. Por um período de quatro meses assumi a Câmara Federal, cobrindo licença do titular, deputado Carlos Bezerra, presidente do nosso partido e a quem agradeço imensamente pela confiança da oportunidade.
Na verdade, devido ao recesso parlamentar, tive apenas dois meses e meio de atividade na Câmara. Mesmo assim, nesse curto período, tive a iniciativa de apresentar 12 projetos de lei e ocupar a tribuna 25 vezes para me pronunciar sobre diversos temas, em defesa dos valores da família, da cristandade, dos trabalhadores em geral e pelo desenvolvimento de Mato Grosso e do Brasil.
Na condição de membro da Comissão de Educação da Câmara, apoiei o projeto de lei que propõe unificar os rendimentos dos professores nos Estados. Defendo que os índices sejam revistos, para que o piso salarial nacional esteja, se não igual, o mais próximo possível daquele sugerido pelas entidades da classe.
Encampei também a luta pela continuidade dos trilhos da Ferronorte até Cuiabá, fazendo assim a tão sonhada Cuiabá-Santarém, em defesa da alternativa do transporte de passageiros, e não somente carga, pela mesma via.
Fiz um apelo aos senadores para que agilizem a apreciação do Projeto de Lei Complementar 184/04, de autoria do Poder Executivo, que institui a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste (Sudeco). Há um ano o projeto foi aprovado pela Câmara e encaminhado ao Senado. A ausência de uma instituição com o objetivo da Sudeco faz-se mais incisiva diante da constatação do vertiginoso crescimento pelo qual passou o Centro-Oeste nas últimas décadas.
O péssimo estado de conservação das estradas no país foi outro tema abordado. levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta que cerca de 22 bilhões de reais por ano são os prejuízos causados, com reflexos graves no setor do agronegócio. A situação reforça a necessidade de estabelecimento de uma ampla rede ferroviária, independentemente dos recursos a serem liberados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Ocupei também a tribuna também para manifestar minha indignação contra o desperdício de alimentos no país, e sugeri ao governo federal a implementação de um programa de aproveitamento, com orientação técnica junto às Ceasas. Nosso país é um dos maiores produtores de frutas e hortaliças do mundo, mas, ao mesmo tempo, o campeão em desperdício desses alimentos, a ponto de jogar fora mais do que consome.
A luta contra a prática criminosa do aborto, que considero um atentado ao direito à vida, foi outra prioridade que tive na Câmara. Sinto-me na obrigação de ampliar minha voz contra essa atitude criminosa. Não é de agora que em minhas atividades pessoais e profissionais combato este tipo de crime.
Da tribuna da Câmara apelei ao governo federal quanto à regulamentação da lei que garante aos portadores de diabetes o direito de receber, gratuitamente, do Sistema Único de Saúde, os medicamentos e materiais necessários para tratamento.
Mereceu referência, ainda, nesse meu tempo na Câmara Federal, o trabalho social realizado pelas igrejas Assembléia de Deus em todo o Estado de Mato Grosso. Um trabalho grandioso, sob a liderança do nosso principal líder, o pastor Sebastião Rodrigues de Souza, que ao longo de 30 anos de trabalho realiza uma grande obra.
Também da tribuna, sugeri ao governo federal para que, dentro do Programa Luz para Todos, contemple as famílias de menor poder aquisitivo com a doação de geladeiras. A proposta atende a reivindicações de trabalhadores rurais de Mato Grosso.
Tomei a iniciativa de reunir a Bancada Evangélica, encaminhar ofício ao presidente da Casa e aos demais nobres deputados para combater o projeto de lei que institui a profissionalização da prostituição; e também fiz o mesmo trabalho e consegui o arquivamento do projeto que trata da homofobia.
Acredito, portanto, ter correspondido com trabalho aos meus eleitores e ao PMDB, e contribuído com o Legislativo Federal para o aperfeiçoamento de nossas leis e o fortalecimento das instituições.
* Victório Galli é primeiro suplente de deputado federal do PMDB.