PUBLICIDADE

O jeito que jeito dá

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dizer que o brasileiro tem um “jeitinho” para resolver quase tudo na vida não é uma falácia, é uma realidade. “Gosta de levar vantagem em tudo”. A expressão originou-se de uma propaganda para cigarros, em 1976, na qual o meia armador Gérson da Seleção Brasileira de Futebol era o protagonista. A propaganda dizia que a marca de cigarro era vantajosa por ser melhor e mais barata que as outras, e Gérson dizia no final: “Você também gosta de levar vantagem em tudo, certo?”
O tempo se encarregou de transformar uma simples frase numa “lei” bastante protagonizada por outros tantos “artistas” brasileiros. Ora, pois, nem com a propagação pública do arrependimento de ter associado sua imagem ao reclame, visto que qualquer comportamento pouco ético foi sendo aliado ao seu nome nas expressões Síndrome de Gérson ou Lei de Gérson, contribuiu para mudar a história. O pior foi que este ideal associado à “lei de Gerson” pode ser entendido por alguns como um dos valores mais arraigados à cultura brasileira. Associa-se a valorização e a mitificação desta “lei” ao conceito de malandragem, do uso de “pistolões” ou de “pessoas influentes” para facilitar as “coisas”.

O “jeitinho” é tão comum e viável para muitos brasileiros que se tornou “um jeito que jeito dá” para os nossos vizinhos paraguaios. Pois é, quase nem acreditei quando alguém me procurou do lado de lá da fronteira me oferecendo um “jeitinho” para não atrasar na fila de carros que aguardavam para sair do País. “Trinta reais para furar a fila”, dizia ele. Quando olhei tinha um táxi fechando o retorno e impedindo a passagem de qualquer veículo que quisesse passar sem pagar.
Hilário e lamentável, é o fato de que esse jeito de ganhar dinheiro fácil é viável porque os paraguaios descobriram que no Brasil impera a “lei da vantagem”, e por que não faturar uns “trocos” em cima dos “espertos” que chegam por lá? É um fato: Estamos exportando a nossa malandragem para além de nossas fronteiras.

Átila Wanderley da Silva é graduado em Comunicação Social

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...