PUBLICIDADE

Mudando de direção

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Freqüentemente estamos em contato com o tema Educação, ao assistir jornais, em escolas, com pessoas próximas entre outras. Na maioria das vezes são só reclamações, em todos os aspectos, seja na estrutura da instituição, nos salários dos educando, no comportamento dos estudantes entre muitos outros, porém, acredito que ao invés de reclamar seria melhor começar a fazer a diferença iniciando por si mesmo, e não ficar esperando por terceiros, sejam eles professores, diretores das escolas ou políticos.
Que tal parar de ser tão passivo e agir?

Ora, a atual situação da Educação em nosso país, apesar de ainda muito deficiente, pode e deve melhorar. Isso depende de cada um de nós BRASILEIROS colocarmos a mão na consciência e ver que estamos passando por um processo evolutivo. Implica em reconhecermos que mudanças devem ser sempre para melhor, não ter medo de enfrentar o novo é uma forma de querer a evolução e saber que elas podem sim trazer bons resultados, apesar dos diversos problemas como falta de acompanhamento da família, despreparo dos professores e total falta de interesse por parte dos governantes. E daí? É possível mudar! Podemos fazer alguma coisa e devemos fazê-la. Vejo uma grande oportunidade de melhoras. Claro que tudo seria bem mais fácil se todas as crianças tivessem acesso à educação, e de qualidade, assim formaríamos jovens mais conscientes e responsáveis com mais preparo para viver em sociedade.

Apesar dos pesares, acredito que chegará o dia em que todos terão acesso a essa ferramenta maravilhosa que todos JÁ têm direto, mas muitos, infelizmente, não têm oportunidade de usá-la.  Com certeza, nesta época, as coisas irão melhorar, talvez os políticos formados a partir dessa nova sociedade sejam menos corruptos, e as pessoas não fiquem em casa na frente da TV perdendo tempo com novelas e realitys shows, que diga-se de passagem, só servem para “esvaziar o cérebro” de seus fiéis e “adestrados” telespectadores.

Repito: não adianta ficarmos de braços cruzados esperando as coisas caírem do céu, o negócio é “arregaçarmos as mangas” e irmos à luta. Se olharmos para trás veremos que já conseguimos uma porção de mudanças e podemos chegar cada vez mais longe. Sei que o processo é lento e a caminhada é árdua, mas também sei que só teremos vitória se nos movermos, e acreditarmos que é possível mudar o curso da maré.

Fico muito contente em saber que um dia conseguiremos formar uma sociedade com indivíduos cada vez melhores que busquem tanto sua evolução pessoal como a do nosso país, se esforçando e ampliando seus conhecimentos para traçar e conquistar seus objetivos, de forma cada vez mais eficiente.
Estou procurando melhorar cada dia mais, aprender coisas novas, contribuir no processo educativo, mesmo que seja uma pequena gota no oceano ela esta aí, e vai fazer diferença, que tal você começar a fazer a sua parte??

Monnay Alves Torres é acadêmica do 5ª semestre do curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Sinop.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...