PUBLICIDADE

Manifesto a sociedade Luverdense

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Primeiramente viemos parabenizar o prefeito municipal, Sr. Marino Franz e toda comissão organizadora pelo sucesso do Carnaval de Rua de Lucas do Rio Verde de 2008
Porém, alguns fatos anteriores a este Evento devem ser esclarecidos e narrados para a sociedade luverdense e para as autoridades competentes.
Na noite do dia 31 de janeiro um grupo de amigos estava reunido em um terreno particular na Avenida Amazonas, ouvindo som automotivo, conversando, consumido bebidas e se preparando para o Carnaval, que se iniciaria no dia seguinte, quando três policiais adentraram a propriedade particular, tentaram sem sucesso abrir o veiculo e desligar o som. Como não conseguiram, ordenaram então que o som fosse desligado. Os jovens argumentaram que o som estava realmente alto, e que concordariam em baixar o volume. Questionaram sobre a invasão de propriedade, ao que ouviram dos três policias que estes continuariam por ali, para garantir que o volume do som não seria aumentado. Passado alguns minutos outra viatura chegou ao local, com mais dois policiais, que adentraram o terreno fazendo uso de ”spray de pimenta”, cacetetes e “balas de borracha” para intimidar o grupo de amigos.

Não obstante o fato de se tratarem de pessoas de bem, os policiais usaram de muita violência, agredindo verbal e fisicamente os jovens. Abusaram da autoridade que lhes é concedida, agrediram violentamente três dos jovens, (que possuem os respectivos exames de corpo de delito) depois de algemá-los, sem que estes tivessem nenhuma possibilidade de pelo menos se defender dessas barbáries, conduziram um jovem menor de idade, detido, que foi mantido em uma cela comum juntamente com os outros jovens do grupo e outros presos. Houve até ameaça por parte de um dos policiais, que considera que pode: “pegar essa arma aqui, te dar um tiro e te mandar para o cemitério.” Fatos como esse são lamentáveis. Uma sociedade que aceita o uso de qualquer tipo de violência por parte da policia é uma sociedade que caminha na contramão da civilidade.

Quando essas agressões são feitas a jovens desarmados e algemados, essa situação se torna ainda mais inadmissível. Todo tipo de violência, tortura ou agressão por parte da PM precisam ser veementemente repudiada pelas autoridades e pelos cidadãos de bem que aqui residem. A função da PM é garantir a segurança e o bem estar da população e não contribuir para aumentar a sensação de insegurança, de desconforto, de medo e de repressão. Esse é um fato que só contribui para manchar a credibilidade da instituição Policia Militar, e demonstrar o quão grande e absurdo é o despreparo de algumas das pessoas que a compõem.

Diante do exposto, só gostaríamos de deixar claro que a Lei deve sempre ser obedecida. Pessoas que não a seguem devem realmente ser punidos na forma legal. Mas, a nossa Constituição reza o nosso direito de ir e vir e de buscar a felicidade. Infelizmente estamos tendo que ir buscar isso nas cidades vizinhas. E com isso, já perdemos muitos de nossos jovens nessas estradas mal conservadas.

Enquanto isso, alguns daqueles que deveriam nos servir, proteger e garantir a segurança da população só fazem nos agredir e intimidar. E essa é uma forma inaceitável de agir. Só pedimos melhor preparo da nossa força policial. Que eles cumpram a sua função da forma que a Lei e a Constituição determinam, pois este é um país livre, democrático, com leis e ordens que precisam ser cumpridas. A policia não pode e não tem o direito de fazer suas próprias leis, ou de agir como bem entendem os seus membros.

Fazemos aqui um apelo as Autoridades Municipais e Estaduais: que os fatos narrados acima sejam esclarecidos de forma transparente e que aqueles que erraram sejam punidos. Que os fatos não sejam mais distorcidos e omitidos e que a sociedade não seja mais enganada. E principalmente: Que as autoridades entendam que temos deveres, mas que também temos DIREITOS. E lutaremos para que estes nos sejam garantidos. Ademais, os fatos aqui narrados não são um caso isolado, uma vez que o uso de violência por parte da policia tem se repetido em nosso município. Esse tipo de situação já foi longe demais em nosso município. Chegou à hora de dar um basta. As medidas legais cabíveis serão devidamente tomadas e esperamos que a sociedade luverdense não admita mais esse tipo de barbárie. Nunca se sabe quem pode ser a próxima vitima de atitudes violentas, descabidas e que ferem as Leis e a Constituição desse país. Assim ganham todos. A sociedade, os cidadãos de bem, as autoridades e a própria PM, que pode recuperar sua credibilidade e ganhar a confiança da população. Esse manifesto será entregue a imprensa, e também a algumas autoridades municipais e estaduais.

Na intenção de os fatos não serem parciais, nomes não foram citados. Mas, no decorrer da averiguação dos fatos, tudo aquilo que tiver que ser esclarecido o será. A verdade deve ser sempre transparente.

Carlos Ivan Missel Biancon, Produtor Rural
Rui Nilson Stechert, Comerciante
Roberto Bonfanti, Produtor Rural
André Pivetta Ferrarin, Advogado
Luiz Gustavo Giaretta, Advogado
Clederson Galvan, Comerciante
Cristina de Souza, Comerciante
Ernesta Amaral, Comerciante
Jorge Lucinni, Produtor Rural

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...

Cuidando do quintal do vizinho

É curioso observar a hipocrisia de alguns países europeus...