quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Mais desafios para o papa Francisco

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Prestes a completar um ano de pontificado o Papa Francisco vem enfrentando uma série de desafios, dentre os quais podemos destacar a) perda de fiéias por parte da Igreja Católica;b) escândalos de corrupção no Banco do Vaticano; c) casos de pedofilia envolvendo padres e bispos,  agravados ainda  mais pelo recente relatório por parte de organismo especializado da ONU na defesa das crianças e adolescentes; d) distanciamento dos fiéis em relação `a doutrina da Igreja  sobre alguns temas extremamente controvertidos, que há décadas vem fustigando teólogos, a hierarquia da Igreja e os fiéis.

No ultimo domingo  (09/02/2014) o influente jornal The Washington Post, publicou  uma extensa  matéria sobre o comportamento e as convicções dos católicos em 12 países, dos  cinco continentes, representando pouco mais de 60% dos 1,2 bilhões de fiéis espalhados pelo mundo. A  pesquisa foi realizada pela agência de pesquisa Bendix e Amandi,  por  encomenda da rede de televisão latina UNIVISION dos EUA, intitulada A VOZ DO POVO. A principal conclusão é que os católicos são muito mais liberais do que o Vaticano imagina e a doutrina da Igreja preconiza sobre uma série de questões.

A pesquisa indagou a opinião dos entrevistados  em relação a sete questões: 1) divórcio;2) aborto; 3) casamento de sacerdotes e o fim  do celibato; 4) ordenação de mulheres para funções sacerdotais; 5) casamento entre pessoas do mesmo sexo; 6) conviência de casais do mesmo sexo na igreja e, 7) avaliação do pontificado do Papa Francisco.
Em termos gerais os resultados indicam que : a)  60% dos fiéis entrevistados são favoreis ao divórcio e aceitam que pessoas divorciadas possam receber comunhão e outros sacramentos da Igreja;  b) 50% são favoráveis ao casamento de sacerdotes; c) 50% aceitam que mulheres possam ser ordenadas para o sacerdócio; d) 65%  aceitam o aborto totalmente ou em casos excepcionais, como estupros ou má formação do feto; e) 78% aceitam o uso de contraceptivos por homens  e  mulheres; f) 66% são contrários ao casamento de pessoas do mesmo sexo e que as mesmas possam participar de sacramentos e g) 87% avaliam o pontificado do Papa Francisco como excelente e bom.
Quando a pesquisa detalha os resultados por continentes, verifica-se que os católicos de países europeus são os mais liberais de todos os entrevistados; seguindo-se pelos Americanos (EUA), depois vem os países  da América Latina. Os mais conservadores   são os católicos de países Africanos e da Ásia.

Na  maior parte das questões os católicos brasileiros também estão muito mais alinhados com os liberais do que aos conservadores. Os resultados da pesquisa entre católicos brasileiros indicam que: a) 60% são favoráveis ao casamento de sacerdotes; b) 91% são favoráveis ao uso de anti-conceptivos; c) 74% são favoráveis   ao aborto; d) 54% são favoráveis `a ordenação de mulheres para o sacerdócio; e) 71% são favoráveis ao divórcio; f)  45% favoráveis ao casamento entre pressoas do mesmo sexo e sua participação das atividades na Igreja,  e 91% avaliam o pontificado do Papa Francisco como excelente e bom.
O estudo também destaca alguns aspectos que, com certeza, deverão ser levados em conta pela Igreja no encaminhamento dessas discussões. Primeiro aspecto: as pessoas casadas, com 55 anos ou mais de idade, que moram nas áreas rurais , pequenas cidades e povoados tendem a aceitar mais a doutrina da igreja sobre os temas pesquisados; segundo aspecto: o uso de contraceptivos é aceito de forma mais ampla pelos católicos independente da idade, situação sócio-econômica e local de residência; terceiro aspecto: o casamento entre pessoas do mesmo sexo é rejeitado de forma ampla, mas com uma pequena tendência de ser mais aceito entre jovens,  pessoas de classes média e alta e mulheres; quarto aspecto: as pessoas mais pobres e da classe baixa e as mulheres tendem a acatar melhor os posicionamentos oficiais da Igreja.

Diante desses resultados e a contradição gritante entre a doutrina e os dogmas da igreja e o que pensam e como agem os católicos ao redor do mundo, um grande desafio está colocado diante da hierarquia da Igreja e do Papa Francisco: como conciliar sua base doutrinária e teológica e como pensam e agem os católicos ao redor do mundo. Isto vai exigir uma reflexão profunda por parte da Igreja, incluindo leigos e religiosos, estimulando, talvezm algumas mudanças, antes que a mesma possa perder mais fiéis para outras religiões, como vários estudos vêm demonstrando,  inclusive no Brasil.
O Papa Francisco tem orientado os Bispos e Arcebispos ao redor do mundo para avaliar o comportamento e qual o penamento dos fiéis sobre esses e outros temas  relevantes e está convocando um Sínodo especial para o próximo verão Europeu e do hemisfério Norte, para discutir os desafios pastorais da família e analisar de forma mais profunda esta realidade e estabelecer   as  orientações da Igreja para seu rebanho, antes que o fosso entre a doutrina da Igreja,  o pensamento e comportamento dos católicos seja ampliado ainda mais.

Juacy da Silva, professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia professor.juacy @yahoo.com.br 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...