Localizada na divisa de Mato Grosso com Goiás, Araguainha completa 48 anos de fundação neste dia 24 de fevereiro. Mesmo com quase meio século, a cidade ainda não dispõe de infraestrutura necessária para se desenvolver. E, é por isso que neste dia festivo reafirmo o compromisso de trabalhar ainda mais pela redução das desigualdades regionais existentes em Mato Grosso.
Na Assembleia Legislativa temos envidado esforços na construção de um sistema gerador de emprego e renda, para levar melhorias a todos os rincões desse Estado. Em Araguainha não é diferente. Queremos melhorar sua infraestrutura, a saúde pública, a educação, dentre outras necessidades básicas. Em que pese o Estado passa por um contingenciamento no orçamento público, é necessário e urgente que o Governo do Estado se faça presente nos 141 municípios, pois a população não pode ficar a mercê da escassez de recursos, sem atendimento de qualidade nos setores essenciais.
Temos cobrado, com frequência, por exemplo, a reestruturação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – Empaer para o fortalecimento da agricultura familiar, dando oportunidade às famílias de melhorarem a produção e expandi-las, fomentando a cadeia produtiva dos municípios.
Diante da crise que se instalou, ainda assim, consolidamos algumas medidas importantes para Araguainha. Num trabalho conjunto, realizamos a eletrificação rural das propriedades que ainda não dispunham desse conforto. Construímos uma biblioteca na Praça Hermindo Pereira de Matos, que será inaugurada neste semestre. Dotamos a prefeitura de maquinários para a recuperação de estradas e mais dois ônibus para o transporte escolar. Além disso, a cidade já dispõe da Escola Atrativa Rui Barbosa, que comporta perfeitamente 500 alunos.
Agora, trabalhamos pela regularização fundiária e para divulgar o potencial turístico de Mato Grosso, com foco nas imensuráveis belezas naturais espalhadas por todos os municípios. Contudo, não temos dúvidas de que a atração de turistas depende de investimentos pesados na malha viária, principal gargalo que emperra o desenvolvimento. Tanto que o sonho do asfaltamento da MT-100 começa a se transformar em realidade, com os serviços de topografia já em andamento. Afinal, é a partir dessa via que o turista terá acesso ao Domo de Araguainha, um atrativo único na América do Sul, que recebe visitantes, geólogos e pesquisadores nacionais e internacionais. Isto sem contar as diversas cachoeiras, como a do Fuzil e a Barreirão.
São por essas razões que trabamos pelo desenvolvimetno de Araguainha, uma cidade que precisa da atenção do governo para crescer e se desenvolver.
Parabéns, Araguainha!
José Riva, presidente da Assembleia Legislativa