PUBLICIDADE

Lipo-abdominoplastia e seus riscos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Retirar gordura da região abdominal e ainda resolver o problema da flacidez da pele em uma cirurgia tem suas vantagens, mas pode também ter desvantagens.

A técnica que une 2 procedimentos num só, conhecido como lipo-abdominoplastia é feito primeiramente a lipo e depois a retirada de pele.

A desvantagem é que o risco de necrose da pele é maior do que quando se faz esse procedimento separadamente, em duas cirurgias.

Dentre as complicações estão hematomas, infecção, necrose, trombose, quelóide e ainda abertura da sutura. Esses efeitos se agravam quando o paciente ainda é fumante.

Contudo, não acontece com todos os pacientes. Depende também das recomendações pós-operatórias serem seguidas a risca pelo paciente para se diminuir o risco de complicações.

É importante usar a cinta abdominal durante 30 dias. Sua função é evitar que a região fique muito inchada e dolorida, andar curvada por cerca de 3 semanas. Esticar o tronco pode forçar a abertura dos pontos da abdominoplastia, fazer pequenas caminhas durante o dia. Repouso absoluto pode causar Trombose Venosa Profunda e trazer sérios riscos para a paciente, seguir corretamente a orientação médica sobre o uso do dreno. Este tubo serve para remover líquidos inflamatórios, conhecidos como Seroma, ingerir os analgésicos para aliviar a dor. Nos primeiros dias o desconforto será maior, por isso faça uso dos medicamentos indicados pelo seu médico. E tomar bastante líquido. A lipoaspiração, muitas vezes, resulta em uma desidratação imediata. Portanto, beba muita água.

A recuperação total da cirurgia demora em média 3  meses.

De qualquer forma, somente quem pode dizer se seu caso é para uma lipoaspiração ou abdominoplastia ou ambas as cirurgias associadas é só um cirurgião plástico credenciado. Como é uma cirurgia e todas as cirurgias oferecem risco, passe pela avaliação médica faça os exames pré-operatórios e só assim realize o procedimento indicado pelo médico.

Lembre-se, a saúde é sempre mais importante que a estética.

Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico em Mato Grosso
[email protected]

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...