segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

JESUÍTAS: 474 anos de Fundação

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dia 27 de setembro a Ordem dos Jesuítas, a Companhia de Jesus, completa 474 de aprovação pelo Papa Paulo III: 27/09/1540.

Como evangelizadores a serviço do Papa, um ano depois, Francisco Xavier se encontrava na Índia para posteriormente se dirigir ao Japão.

Em 1549 chegaram à América seis jesuítas, liderados por Manoel da Nóbrega, seguido por José de Anchieta, três anos após.

Algumas características que marcaram a história da Companhia de Jesus:

1 – Colocar-se a serviço do Papa para dar atendimento às urgências da evangelização: “Para a maior glória de Deus”.

2 – Anúncio da mensagem de Cristo visando a conversão, a formação doutrinal e o cultivo da espiritualidade para neutralizar a reforma protestante, propostas decorrentes do Concílio de Trento.

3 – Educação da juventude nos colégios (Ratio Studiorum-método pedagógico) e formação do clero na universidade Gregoriana.

4 – Acompanhamento das navegações oceânicas para levar a fé católica aos povos do Oriente Asiático, da África e da América.

5 – Criação do modelo das Reduções, para proteger os povos indígenas da ganância dos portugueses, espanhóis e bandeirantes.

6 – O empenho de levar a fé, respeitando as culturas e tradições milenares dos povos da Índia e China, evitando a imposição da cultura europeia, proposta que não foi compreendida, ao contrário, na qual os jesuítas foram condenados pelo Vaticano, na controvérsia dos Ritos, frustrando a atividade missionária nesses países.

7 – Perseguição e expulsão dos jesuítas por Portugal e Espanha e posterior aliança com França e sul da Itália, para exigir do Vaticano a extinção da Ordem, decreto que vigorou por 40 anos, (1773-1814) não aceito na Rússia e na Prússia.

8 – Restauração da Ordem, que completou 200 anos dia 07/08/2014.

9 – O apogeu numérico de jesuítas ocorreu em 1965, ano da conclusão do Concílio Vaticano II, com 36 mil membros.

10 – Em 1980 o Pe. Pedro Arrupe criou o Secretariado Jesuíta para os Refugiados, com atuação crescente nos tempos conturbados de hoje.

11 – Aproveitando o AVC do qual o Superior Geral Pedro Arrupe foi acometido no aeroporto de Roma ao voltar de viagem às Filipinas, o Papa João Paulo II, acolhendo queixas de bispos e considerando os jesuítas um tanto rebeldes, realizou uma intervenção na Ordem, nomeando interventor do Vaticano, o jesuíta Pe. Paolo Dezza, durante dois anos.

12 – Jesuítas hoje: são em torno de 16 mil, dos quais 500 no Brasil. Nesses quase 500 anos de existência, Jorge Mário Bergoglio é o primeiro jesuíta a se tornar Papa com o nome de Francisco.

13 – O início modesto foi dia 15 de agosto de 1534, quando um grupo de estudantes se consagrou a Deus na Capela dos Mártires, na colina de Montmartre em Paris, sob a liderança de Inácio de Loyola. A experiência de Deus, vivida por Inácio e pelos demais estudantes do grupo fundador, brotava do método de oração elaborado por Inácio, conhecido pelo nome de Exercícios Espirituais ou retiro. A inspiração de Inácio produziu frutos em abundância para a Igreja de Cristo.

Padre Guido A. J, Kuhn, SJ – Paróquia Santo Antonio – Sinop – ex-diretor do Colégio Anchieta (RS)

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Dante: democrata e gestor exemplar 

25 de abril é uma data histórica. Há quarenta...

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...