terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

E agora Luiz ? (parte I)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Talvez com o seqüestro recente de um repórter, funcionário daquela empresa que hoje infelizmente governa o nosso país, as autoridades, encabrestada pela mídia poderosa, serão forçadas a apresentar uma solução urgente para o Brasil. A grande verdade é que não estou agüentando mais, não tenho conseguido ligar a televisão, principalmente em meu horário sagrado de almoço e no meu descanso noturno. É que pelas imagens apresentadas sou obrigado a refletir: ONDE ESTÁ A NOSSA SEGURANÇA OU PELO MENOS, ONDE ESTÁ A PREVENÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA? E por conseqüência perguntar:
E AGORA LUIZ !? Estou vendo os maiores escândalos de desvio de dinheiro público já ocorrido em qualquer governo, o que de uma forma ou de outra vem a atingir o Poder Executivo, que colocou em seu meio Funcionários Públicos corruptos, Ministros de Estado ladrões, filho de Presidente da República que usando o poder de influência ficou rico do dia para a noite, e ainda uns e outros amigos do Poder, os quais enriqueceram à custa do dinheiro público, como se tivessem ganhado várias vezes na maior loteria existente no mundo. VOCÊ NÃO VÊ?

E AGORA LUIZ – Vejo Senadores, Deputados Federais e também seus assessores, envolvidos nos mais diversos tipos de crimes, dentre eles, entendo ser o mais grave, o desvio de dinheiro público, já comprovado nas diversas operações desencadeadas pela Polícia Federal. VOCÊ NÃO VÊ?

E AGORA LUIZ – Vejo sob a proteção constitucional, os “duodécimos” sendo gastos com abuso em todos os poderes legislativos, ou seja, o Federal, Estadual e Municipal de nosso País, onde não administram bem, fazendo uma verdadeira farra com o dinheiro que é nosso. VOCÊ NÃO VÊ?

Aí vem a minha maior tristeza LUIZ – Vejo Desembargadores, Juizes e seus assessores, que deveriam agir de maneira a punir esses verdadeiros criminosos, mas se envolvendo nas negociatas espúrias de vendas de despachos e sentenças, atingindo assim o Poder Judiciário. VOCÊ NÃO VÊ?.

Esse é o espelho de nosso Brasil.

Na realidade, faz muitos anos que o Brasil acumula elevados índices de violência e quando falamos de violência estamos incluindo os roubos, seqüestros, assaltos, apropriação do dinheiro público, e infelizmente até de imperícia no combate a estas questões.

São vários os casos. Mesmo assim, os governantes insistem em dizer que o país avança, chegando ao cúmulo do LUIZ, sim o LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, trazer em seu curriculun que a sua maior obra, não é evitar a corrupção e sim prender os corruptos, o que chega a ser hilariante.

Mas, com certeza, se estivéssemos realmente nos desenvolvendo na seara do combate à criminalidade, conforme dizem alguns políticos e governantes, todos esses índices teriam diminuído.

No entanto, não é isso que temos visto no nosso dia-a-dia, pois, os desvios do dinheiro público aumentaram, a insegurança está insistentemente presente na nossa sociedade. As grandes violências têm se aproximado da nossa própria porta e ameaçando a todos. Portanto, alguma coisa deve estar errada nessa maneira de conduzir a segurança pública do país.

PORQUE SÓ O POLITICO LUIZ NÃO VÊ?

PORQUE ALGUNS SEGMENTOS DA SOCIEDADE ACREDITAM QUE O LUIZ NÃO VÊ?

A sociedade brasileira já faz parte das sociedades mais violentas do mundo. Hoje, o país tem altíssimos índices de violência, seja ela urbana, doméstica, familiar e violência contra a mulher, que, em geral, é praticada pelo marido, namorado, ex-companheiro, mas a violência maior é a impunidade dos corruptos e o excesso praticado na prisão de pessoas que praticaram crime de menor potencial.

A questão que precisamos estudar é porque esses índices aumen taram tanto nos últimos anos. Onde estaria a raiz do problema?

Infelizmente, “os mãos limpas” dos Poderes, tem na minha modesta opinião usado ferramentas erradas e conceitos errados na hora de entender o que é causa e o que é conseqüência.

A violência que mata um cidadão para mim, ás vezes, é menor do que a violência da má aplicação e do desvio do dinheiro público, pois essa, mata todo o conjunto da sociedade, isto porque, quando se tira o dinheiro que deveria ter sido aplicado na saúde, no combate a fome, na educação, na construção de casas populares e no saneamento básico, está destruindo de uma só vez toda a sociedade.

Isso mesmo, essa é a violência que precisamos descobrir se está mais para sintoma social ou é uma doença social. Aliás, são várias as doenças sociais que produzem violência como um tipo de sintoma. A providência não está no colocar a Polícia Federal à disposição dos Estados como meio de trampolim político. Os governantes brasileiros poderiam analisar a Inglaterra (do século XX), por exemplo, para saber que não é o armamento pesado nas mãos da polícia que garante a segurança pública de um país. A polícia de lá andava normalmente desarmada e mesmo assim, conseguia manter um dos mais elevados índices de segurança de todo o mundo. Portanto, não adianta super-armar a segurança pública, lhes entregando armas de guerra para repressão policial se a “doença” causadora não for identificada e combatida.

Já é tempo da sociedade brasileira se conscientizar de que, violência não é ação. Violência é, na verdade, reação. O ser humano não comete violência sem motivo. É verdade que algumas vezes as violências recaem sob pessoas erradas (pessoas inocentes que não cometeram as ações que estimularam a violência). No entanto, as ações erradas existiram e alguém as cometeu, caso contrário não haveria violência.

Em todo o mundo as principais causas da violência são: o desrespeito – a prepotência – crises de raiva causadas por fracassos e frustrações – crises mentais (loucura conseqüente de anomalias patológicas que, em geral, são casos mais raros).

No Brasil como não poderia deixar de ser, acho que a principal causa da violência está na revolta dos presidiários e daqueles que muitas vezes trabalham dia e noite para ganhar um mísero salário de R$-350,00(trezentos e cinqüenta reais) por mês, e ter que conviver em um País onde se desvia bilhões e bilhões de reais e nada, absolutamente nada acontece.

Essa parte minoritária da população, ou seja, os presidiários, verificando a incapacidade do Estado em coibir os desvios de dinheiro público, àquele dinheiro que poderia proporcionar uma melhor política de prevenção ao crime, sim, uma melhor política criminal, onde seria evitado que as autoridades colocassem uma pessoa que deixou de pagar uma pensão de alimentos na mesma cela daquele que praticou um Crime Hediondo.

São esses que estão encarcerados, e mais uma minoria sofrida da população brasileira, que verificando a incapacidade, somados a corrupção de parte das pessoas que compõem o Poder Executivo e Legislativo, e vendo também o fim da esperança no Judiciário, onde alguns de seus membros negociando despachos e sentenças,nada fazem, se revoltam e faz a parte séria da sociedade Brasileira viver esse terrorismo.

Portando acho que ainda é tempo do LUIZ, SABER DE TUDO E VERDADEIRAMENTE ADMINISTRAR O BRASIL, PARA QUE POSSAMOS TER ESPERANÇA EM NOSSA PÁTRIA AMADA.

ATÉ A PRÓXIMA.

Viva a democracia.

Cláudio Alves Pereira é advogado militante em Sinop, articulista do site sonoticias.clá[email protected]

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Dante: democrata e gestor exemplar 

25 de abril é uma data histórica. Há quarenta...

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...