O formol é extremamente tóxico e prejudicial a saúde e dizer que a substancia irrita o sistema respiratório é pouco, pois o mesmo é considerado cancerígeno. O aquecimento da substância pela ação do secador e da chapinha libera um gás que ao ser inalado tanto pelo profissional quanto pelo cliente, tem maior probabilidade de desenvolver doenças como câncer no pulmão e até mesmo leucemia.
No entanto, não significa que o pouco contato com o formoldeído afaste o perigo, pois este é proibido pela ANVISA por ser perigoso podendo levar o indivíduo a morte. Contudo, é importante verificar a taxa da quantidade de formol presente no produto pois conforme a lei este só é permitido como conservante de formulações, no limite máximo de 0,2%.
Conforme o exposto, deveríamos nos conscientizar das consequências que esta substância causa tanto no organismo quanto no próprio cabelo ao ser utilizado como componente de produtos de alisamento deixando os fios partidos e opacos, assim nós profissionais da área da beleza deveríamos escolher não trabalhar com o formal como alisante, pois somos responsáveis pela saúde todos a nossa volta.
Luscimeyre Felipe Naves é cabeleireira profissional e acadêmica em Gestão de Beleza