quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Chegou agora e quer sentar na janela

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Comentários como o do Professor e Policial Federal, Rodrigo (pouca farinha) e do Sr Gustavo, (colhendo o que plantou) publicados no Site Só Noticias, revelam a falta de conhecimento do que é a agricultura e do que esses agricultores, tratados piores que bandidos, passaram no inicio da colonização desta região e nos dias de hoje.
Sobre a agricultura sugiro que os srs se informem sobre a atividade, pois as colocações feitas pelos senhores são preconceituosas, carregadas de um desprezo estranho por uma classe que sempre sustentou este país. A agricultura no mundo inteiro é tratada como estratégia pelos governos, pois é questão de segurança nacional. O agricultor nunca fez protesto por subsídios, como os franceses e americanos, por exemplo. O movimento simplesmente, esta reivindicando a viabilidade do seu negocio. Negocio que sempre foi prejudicado pelos governos, que nas costas do produtor quer dar comida barata para o povo.
Como o Sr Gustavo, que não informou a profissão, e como o Sr Rodrigo que é Policial Rodoviário, devem gostar de receber seus dividendos pelo seu esforço no final do mês o agricultor, também tem este direito, alias a PRF, já fez varias greves, lutando por salários melhores.
Sobre a Diversificação, comentada, observo que estamos no meio do Brasil, que não possuímos nada, absolutamente nada, não tem infra-estrutura, rodovias precária, ferrovia nem pensar. Hidrovia que seria uma opção é sonho. Alem de tudo estamos longe dos mercados consumidores, o que não impediu produtores de outros estados aderirem o movimento mesmo com uma agricultura diversificada, alias até os agricultores familiares estão protestando, pois não conseguem seu sustento.
Mesmo com toda a adversidade os migrantes aqui vieram, dormiram muito tempo em barracas, em condições piores que viveram os caminhoneiros no movimento dos agricultores. Após muitos anos de sofrimento, conseguiu-se tecnologia para o plantio de soja, graças ao mercado externo, portanto graças a um cambio compatível com a economia brasileira.
O único item que o agricultor tinha para se agarrar foi tirado, pois o americano, o argentino tem ferrovia, tem hidrovia, tem portos eficientes, tem subsídios. O agricultor brasileiro tinha um cambio razoável para exportar e gerar divisas e empregos aqui.
Aproveitado a provocação dos nobres moradores da região, agradeço a oportunidade de colocar mais alguns pontos. A vizinha Argentina quebrou, porque segurou a moeda valorizada, hoje está nadando de braçada, e olhem a moeda deles, mais de 3 por um. Na China o dólar vale em torno de 8 por um. Estes dois paises cresceram mais de 9% no ano passado, enquanto nós crescemos 2%, mais somente que o Haiti, que esta em guerra civil.
Desperto uma pergunta ao Srs Rodrigo e Gustavo, e demais leitores. A queda do dólar, lhes favoreceu em alguma coisa? O combustível baixou? Com certeza não, só favoreceu quem toma vinho e uísque importado, compra bacalhau como a rede globo passou varias vazes durante o período da Páscoa e aos grandes amigos do Lula, banqueiros. A queda do dólar fez fechar quase 50 fabricas de sapatos no RS, esta causando demissão na industria de maquinas, de automóveis, de têxteis e em todo o setor exportador, mas não vai parar por ai, pois a segunda etapa e o favorecimento da importação e quebrará muitos seguimentos econômicos.
Se a agricultura teve um período favorável, os lucros com certeza, foram investidos na atividade, talvez houve um ou outro excesso. Porem sempre com o intuito de crescer. O Empresário ou o comerciante quando aumenta o seu negocio é empreendedor o agricultor é ambicioso, segundo muitos pontos de vista.
A inadimplência do Banco do Brasil, não chegava a 1%, antes desta política de juros altos do governo federal, portanto se hoje não se paga à conta é porque a atividade realmente não permite, não porque o agricultor seja caloteiro como esbravejou nosso “líder” maior.
Estes senhores que hoje esbravejam contra os agricultores, e que moram e ganham o sustento nestas cidades construídas com muito suor por esses que hoje são recebidos por bombas e cassetetes, que hoje são humilhados por policias federais. Policias que fazem questão de demonstrar sua ira, contra uma classe que nunca, causou problemas a ordem publica, como muitas outras.
Os gritões, como foram tratados, ainda salvarão o Brasil, pois o grande ganho do movimento do GRITO DO IPIRANGA, esta no despertar de outros setores, que estavam acuados, por números da economia inventados pelo governo, para permanecer no poder e enganar o povo.

Jose Maria Sobrinho é agricultor em Sorriso
[email protected]

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Vida: bate dentro bate fora

Pintou bonito a frase da moça que me parou...

A Semana Maior

Neste domingo, fiéis católicos do mundo inteiro celebraram conosco...

O tempo não é generoso com retardatários

Tudo que acontece em nossas vidas têm uma razão...

É crise de ansiedade ou infarto?

Muitas pessoas chegam ao hospital acreditando estar tendo um...