TEMA: Fraternidade e Juventude
LEMA: Eis-me aqui, envia-me (Is 6,8)
O OBJETIVO GERAL DA CF 2013:
Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminho para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA CAMPANHA
Propiciar aos jovens um verdadeiro encontro com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de um projeto pessoal de vida.
Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade cristã, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos.
Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.
VIVEMOS O IMPACTO DA MUDANÇA DE ÉPOCA
MUDANÇA DE ÉPOCA é a conceituação a nossa época histórica em que se faz a transição de uma cultura estável para outra nova, ainda não estabilizada. Essa realidade em constante transformação gera inevitável crise de sentido em várias dimensões da vida. Há alteração nos papéis tradicionais de homens e mulheres tanto na sociedade como na estruturação familiar. O papel da educação, antes exercido pelos pais e a escola, hoje é assumido pelos meios de comunicação de massa. As transformações rápidas e a mudança do modelo e fonte educacional geram pessoas desnorteadas. Isso explica um cenário curioso: para um número significativo de pessoas os valores são relativizados (cada um faz o que quer). Ao mesmo tempo, também cresce o número dos que buscam em práticas religiosas fundamentalistas contrárias ao relativismo, uma segurança para suas vidas.
O resultado disso é o empobrecimento da consciência de mistério do ser humano e o esvaziamento do sentido religioso da vida humana que gera a ausência da dimensão de futuro e de esperança. Também os laços comunitários são fragilizados. Neste cenário de mudança de época um elemento importante é a comunicação de massa. A preferência pela comunicação via internet ou celular, mais do que encontros, gera desencontros e ausência da afetividade presencial. Contudo, outro fato curioso é o jovem tornar-se ativo no mundo virtual. No espaço "online" ele interage, critica, propõe e toma consciência dos perigos que afetam o planeta. Também questiona a educação passiva, onde o aluno ouve e o professor fala.
Mas não devemos nos iludir com o barulho que uns poucos jovens fazem na internet, amplamente divulgada pela TVs abertas. Dados apresentados recentemente revelam que 65% dos domicílios brasileiros não possuem computador. E dos que possuem 73% não tem acesso à Internet que, no Brasil, ainda é muito lenta.
Onde vivem os jovens: Eles estão maciçamente presentes no meio urbano (84,35%). No campo residem 15,2%. Os jovens urbanos – em sua maioria na periferia – convivem com altas taxas de desemprego e violência.
A realidade educacional: menos da metade dos alunos entre 14 e 17 anos está no ensino médio.
É POSSÍVEL TORNAR O JOVEM
DISCÍPULO MISSIONÁRIO DE JESUS CRISTO?
Vamos olhar primeiramente alguns personagens bíblicos que assumiram o desafio de serem testemunhas do amor divino:
1. No livro de Gênesis (Gn 37-50), o jovem José, vendido pelos irmãos, dá a volta por cima e se transforma em um libertador do seu povo e dos seus irmãos.
2. Samuel foi um jovem que soube ouvir a voz de Deus e entrou para a história como um dos iniciadores da profecia (Cf. Samuel 1 a 16).
3. O jovem Davi reuniu os desvalidos da sociedade e liderou uma grande resistência popular que o tornou rei de seu povo. Davi, inclusive, desafiou o "invencível" Golias e dominou. Entrou para a história como um dos três reis bons: Davi, Ezequias e Josias.(1 Samuel capítulos 16 e 17)
4. Amós, um jovem camponês vaqueiro, pequeno agricultor, se tornou o profeta da justiça social. Fervia o sangue de indignação contra a opressão dos latifundiários. Clamava por preços justos para os produtos do campo e por Reforma Agrária.
5. O profeta Jeremias, com apenas 18 anos, se tornou um grande profeta.
6. Bela órfã judia, a jovem Ester, por sua atuação, foi decisiva para livrar seu povo do aniquilamento.
7. O jovem Daniel, exilado na Babilônia com seu povo, tornou-se um dos maiores profetas de todos os tempos.
Os sete jovens irmãos do Segundo Livro dos Macabeus narra como eles corajosamente enfrentaram torturas horríveis, mas se mantiveram fiéis à Lei dada por Deus (2 Mc 7,1-42)
8. A jovem Maria de Nazaré, por amor, abraçou o projeto de Deus. Arriscou ser apedrejada. Tornou-se solidária e libertadora de seu povo. Acompanhou Jesus de ponta a ponta e depois da paixão e ressurreição de Jesus, eis Maria no meio das primeiras pessoas que fizeram a experiência da ressurreição de Jesus.
9. José, o pai de Jesus, colocado pela tradição como um idoso, deve ter sido enquanto jovem que, por amor, abraçou a "Menina de Nazaré" e, como homem justo, ao lado de Maria, foi decisivo para que Jesus crescesse em estatura, sabedoria e graça.
10. João Batista, ainda jovem, liderou um grande movimento popular-religioso que lutava contra as desigualdades sociais e econômicas. Foi preso e decapitado pelo governador Herodes Antipas, porque estava liderando uma insurreição popular, ameaçava o status quo.
11. Jesus de Nazaré fez história em plena juventude. Foi condenado à pena de morte aos 33 anos, diz a tradição. A entrada de Jesus em Jerusalém (Lc 19,28-40), o que se recorda no Domingo de Ramos, foi organizada e realizada pelos camponeses da Galileia. No meio deles, muitos jovens.
O de número doze é cada um/a um/a de nós que somos carinhosamente convidados por esses jovens da Bíblia a assumir nossa missão e fazermos a diferença, combatendo o bom combate (cf. 2 Tim 4,7).
PISTAS PARA TORNAR O JOVEM
DISCÍPULO MISSIONÁRIO DE JESUS CRISTO
Para tornar o jovem um verdadeiro discípulo missionário, não basta animá-lo à prática religiosa. A comunidade cristã deve perguntar-se: A partir do ser jovem, da realidade que é e envolve a juventude, o que o Deus da vida pede de nós diante de tantos desafios que estão no colo da juventude? A Igreja constata que os Jovens, são templos de Deus, templos do Espírito Santo. No altar dos deuses do mercado, do capital, da droga, do sexismo e do consumismo estão sendo sacrificados milhares de jovens anualmente no Brasil.
Enfim, é tempo de se fazer uma reorganização geral na sociedade; tempo para recriar a Vida e as relações humanas com fraternidade, solidariedade libertadora, reconciliação e novos sonhos.
Para que o jovem se torne um verdadeiro discípulo missionário ele deve sentir-se igreja, membro vivo de uma comunidade de fé libertadora.
"Igreja é Povo de Deus", nos ensina o Vaticano II. È hora de percebermos que o sacerdócio comum está acima do sacerdócio ordenado. Os jovens não podem aceitar uma relação que os coloquem como infantis e em uma postura de quem só deve obedecer. Nada disso. Os jovens têm o direito e o dever de dialogar, discutir e reivindicar o direito de decidir conjuntamente todos os assuntos que envolvem a vida da comunidade cristã e da sociedade.
PARA SER VERDADEIRO DISCÍPULO MISSIONÁRIO,
O JOVEM PRECISA ENCONTRAR-SE COM JESUS
O jovem precisa perceber que Jesus não morreu na cruz porque Deus quis, mas foi condenado à pena de morte pelos podres poderes político-econômico e religioso.
Jesus doou sua vida por todos e tudo. Jesus nos salva porque nos amou demais e não porque sofreu demais. Jesus, sem perder sua condição divina, conseguiu desenvolver o infinito potencial de humanidade que cada pessoa traz consigo ao chegar a este mundo. "Jesus foi tão humano, tão humano, que só podia ser Deus", disse o papa Paulo VI.
O Deus revelado por Jesus não é juiz, pois Deus é amor. Ou melhor, o amor é Deus.
Deus não é transcendente, mas transdescendente. Na Bíblia, de ponta a ponta, vemos a imagem de um Deus apaixonado pelo humano.
Deus não é neutro diante dos conflitos. Deus faz opção preferencial pelos pobres (cf. Ex 3,7-10). Ser um verdadeiro discípulo missionário de Jesus – ser cristão – implica ser outro Cristo, alguém que consola os aflitos, mas que também incomoda os acomodados. Tarefa da pessoa cristã é buscar vida e liberdade para todos e tudo – e não apenas para alguns – mas a partir dos últimos.
COMPROMETER-SE COM PELOS JOVENS.
Contamos com os jovens, como protagonistas de sua história, para vivenciar a Opção preferencial pelos Jovens, buscar alternativas para a superação da atual crise sócio-política-econômica-cultural e religiosa. Apoiar firmemente a Economia Popular Solidária, as lutas pela Reforma Agrária, por agricultura familiar, por preservação ambiental, pela mudança do atual modelo econômico neoliberal. Queremos um modelo econômico que seja popular, democrático, soberano, inclusivo e sustentável ecologicamente. Queremos construir uma igreja, povo de Deus, em comunidades que se relacionam em sistema de rede e, que acolha o protagonismo dos jovens.
Irmã Maria Helena Teixeira – Sinop