Os acontecimentos políticos pós primeiro turno, esquentaram as turbinas dos setores organizados da sociedade mato-grossense, especialmente pela ousadia de nosso governador, que saiu de uma posição de neutralidade do primeiro turno e declarou seu apoio, incondicional, ao candidato à reeleição do PT, o presidente Lula. A decisão do Governador foi tomada a meu ver, levando em consideração dois pontos. Primeiro por dispor o governador de informações de alta fidelidade, não disponível aos dirigentes dos setores que estão remoendo e reclamando da decisão tomada. Segundo, por estar cioso de suas responsabilidades como governador de Mato Grosso. Existem momentos na vida dos governantes em que eles têm que decidir de forma categórica o futuro de seu povo e nestes momentos, somente a sabedoria, a ousadia e a coragem são companheiras de quem decide, pois do seu ato dependerá o futuro, com resultados imediatos, de médio e longo prazo, que terá que ser abrangente, não poderá beneficiar apenas setores, terá que beneficiar o todo, o estado todo e todo o estado.
A decisão tomada pelo governador, ora tão contestada e repudiada, especialmente, pelo setor do agro negócio, que tem, exatamente, na pessoa do governador, o maior líder, merece ser comentada pelos dois pontos inicialmente apontados: “informação e responsabilidade”. Os que criticam raivosamente o governador, certamente não possuem as informações importantes, fundamentais para a tomada de qualquer decisão. Igualmente não têm a responsabilidade que tem o governador por si e seu povo, portanto, é bom que se diga “rapadura e caldo de galinha não fazem mal pra ninguém”. Que companheiros, são esses, que não confiam no discernimento de seu líder? O verdadeiro líder coloca sua vida, sua inteligência e seu destino a serviço de seus ideais.
Maggi já sabia o que todos nós sabemos agora, a eleição de Lula será irreversível, e eu pergunto a você, pobre incauto, com que cara vai buscar os benefícios conquistados pelo Governador, em razão de sua decisão politicamente correta?
Parabéns BLAIRO MAGGI, você superou a si próprio! Tiradentes deu a vida por seu ideal de liberdade, e você governador, quebrou o paradigma da mesmice para salvar o agro negócio em nosso Estado. Sua tacada foi certeira, sua decisão fará de Mato Grosso a Califórnia Brasileira.
Pedro Mendes é advogado e ex-vereador de Sinop.