A presidente da Câmara Municipal faltou com a verdade quando afirmou na sessão da última segunda feira que os alunos da Escola Ênio foram manipulados por vereadores e assessores de deputados para tumultuarem a sessão. A presidente é conhecedora de que os alunos da Escola Ênio há mais de dois anos frequentam as sessões ordinárias como parte das atividades desenvolvidas na disciplina de Filosofia e Sociologia constantes no planejamento anual da Escola.
Estas atividades são desenvolvidas por entendermos que o processo ensino-aprendizagem não acontece somente entre quatro paredes da sala de aula, o tempo da ditadura já passou embora encontramos pessoas com atitudes antidemocráticas em pleno século XXI. O que nós professores pretendemos é proporcionar aos nossos alunos oportunidades de desenvolvimento do senso crítico e capacidade de discernimento para analisar a sociedade em que vivem, queremos que nossos alunos sejam sujeitos ativos e participativos para não aceitarem as condições impostas pelos falsos democratas. A escola Ênio já foi elogiada por inúmeras vezes pelo Poder Legislativo inclusive recebeu monção de aplausos pela participação dos seus alunos, diante disto como algém se atreve em tratá-los como massa de manobra.
Estes alunos são eleitores e tenham certeza, conscientes do seu papel de cidadão, portanto, não são objetos a serem manipulados, continuarão participando das sessões tanto para aplaudir como para protestar quando for necessário.
José Carlos Garcia é professor em Sinop