quarta-feira, 22/maio/2024
PUBLICIDADE

Amarelaram a BR-163

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na avaliação do ministro Guido Mantega, da Fazenda, o PAC tem atingido seu objetivo de acelerar o crescimento, aumentar o emprego e a renda, diminuir as desigualdades e manter os fundamentos macroeconômicos. Tudo certo, menos para a ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, que classificou a eficácia do PAC com carimbos, onde o verde indica que as obras estão no cronograma adequado, as de carimbo amarelo, indicam atenção e as obras com carimbo vermelho indicam uma grande preocupação.

Não é que a nossa BR-163 recebeu carimbo amarelo? Certamente que o Jorge Baldo lá de Sorriso, ao saber da pérola, deve ter bradado: Eu não acredito!

Mas é verdade, meu caro. Isto me faz lembrar Millôr Fernandes com uma daquelas suas frases que nos remete a tudo e a nada: Acreditar que não acreditamos em nada é crer na crença do descrer. Portanto, vamos acreditar? Acreditar em quê? Que possamos esverdear todos os carimbos do PAC, afinal nossa gente não tolera mais este tipo de coisa!

Sempre que indagado sobre o PAC minha opinião foi no sentido de que agora, finalmente, teríamos a necessária intermodalidade de transporte onde nossa produção poderia ser escoada pela melhor logística. Dizia também que atualmente nossa intermodalidade liga nada a coisa nenhuma. Mas afirmava, agora vamos competir com o resto do Brasil, teremos a BR-163 concluída, também a BR-158 e ainda a interligação das duas BRs através da 242. Um luxo só!

Foi preocupante quando soube que de cara teríamos problemas com a 242, pois a queda-de-braço estava sendo grande para deslocar a tradicional rodovia de seu traçado original. Imaginei, este povo precisa ter juízo! Mas, e agora? É bom que nosso povo não tenha juízo! É bom que todos os segmentos e a população dos Estados de Mato Grosso e Pará reajam e cobrem das autoridades o cumprimento do prometido. É certo que se trata de uma avaliação de 100 dias do PAC, mas é o suficiente para mobilizarmos e não permitir que se utilizem do carimbo vermelho.

O Congresso Nacional está fazendo sua parte, na avaliação do ministro Franklin Martins, a Câmara já aprovou nove medidas provisórias, das quais duas na Câmara e no Senado. Assim, podemos afirmar que pelas bandas do Parlamento brasileiro os carimbos usados são os verdes. Se pensarmos um pouco, vamos concluir então que os verdes gostam do vermelho. Deve ser este o problema!

O sempre transparente e otimista Guido Mantega, 100 dias após o lançamento do PAC, anunciou ainda que o governo implementará esta semana as desonerações de obras de infra-estrutura dentro do Regime Especial de Incentivo ao Desenvolvimento da Infra-estrutura. Disse o ministro: “A proposta já saiu do Ministério da Fazenda”. Parou onde? Qual a cor de seu carimbo? 100 dias após… Eu não acredito!

Vamos assustar os donos dos carimbos, mandem emails ao PT, à ministra do Meio Ambiente, ao presidente da Câmara, do Senado, ao presidente da República, ao papa cobrando nossas BRs e lembrando-os que ano que vem tem eleições. Mandem emails de apoio à ministra Dilma Rousseff. A idéia dos carimbos foi dela, mas tenho certeza de que a ministra está amarela é de raiva, afinal, como pode, num Plano de Aceleração do Crescimento, aproximadamente nove por cento das obras já estarem recebendo carimbo vermelho?

*Amado de Oliveira Filho é economista e consultor da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso. E-mail: [email protected]

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

A herança é um patrimônio financiador da velhice

Todos os filhos devem estar preparados para receber heranças...

Teremos um novo Imposto instantâneo no Pix?

Novamente, somos obrigados a afirmar: O Brasil não é...

Jovem Advocacia Forte! 

O fortalecimento da jovem advocacia é um dos...

Extremos climáticos: Mato Grosso está preparado?

A tragédia de maio de 2024 no Rio Grande...