PUBLICIDADE

A palavra dita

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Dialética tem uma importância fundamental no estudo dos acontecimentos, sejam eles políticos, econômicos sociais e da educação. Ela exatamente da a possibilidade de proporcionar uma visão de conjunto da realidade e de ver mais nitidamente as inter relações dos fenômenos, evitando assim, vermos os acontecimentos sociais de forma desconexa.
Muitas vezes condenamos fatos e pessoas por si só, sem analisarmos sua relação com toda realidade a sua volta. A realidade nem sempre é o que se vê.

Em todos os discursos é interessante observarmos se ele é dialético, apenas ingênuo ou possui interesses escusos. 
O discurso dialético já não se limita a sugerir ou impor uma crença, mas submete as crenças à prova até que não haja objeções. É o pensamento que vai e vem, por vias transversas, buscando a verdade entre os erros e o erro entre as verdades. No  discurso dialético não há a preocupação em convencer quem esta ouvindo impondo uma verdade que ele acredita, mas colocar as suas idéias a prova pelas exigências da racionalidade e da informação real.

O ouvinte do discurso dialético não visa a uma decisão imediata, mas a uma aproximação da verdade, aproximação que pode ser lenta, progressiva, difícil, tortuosa, e nem sempre chega a resultados satisfatórios. Neste ouvinte, o impulso de decidir deve ser adiado indefinidamente. O dialético não deseja persuadir, como o retórico, mas chegar a uma conclusão que idealmente deva ser admitida como razoável por ambas as partes. Para tanto, ele tem de refrear o desejo de vencer, dispondo-se humildemente a mudar de opinião se os argumentos do adversário forem mais razoáveis. O dialético não defende um partido, mas investiga uma hipótese.

A retórica é usada de forma desenfreada nos discursos políticos na história e na atualidade como forma de convencimento. Este tipo de discurso, nada dialético deixa o interlocutor confuso ou convencido de uma “realidade” que geralmente está só na  cabeça de quem fala. Por isso temos que estar atentos e avaliarmos o que ouvimos e comparar com a prática deste.

Idalino Reginatto é empresário em Sinop
[email protected]

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...