Que a SEMA está um caos todos já sabemos e não há nada mais a acrescentar. Que existem mil problemas por lá não há como negar, basta uma visita por lá que já dá pra sair com o raio "X" do órgão. Que os diversos secretários que por lá passaram não conseguiram comandar a SEMA todos também tem noção. Que o atual secretário está imbuído de boa vontade, nós já estamos extasiados de saber, mas boa vontade não acertam nossas contas no fim do mês. E que o atual secretário de meio ambiente está "perdidinho", está claro nos seus depoimentos feitos para a mídia.
Mas nada disso pode servir para nos desanimar. Nossa classe é forte, lembre-se de procurar saber quantos engenheiros existem em Mato Grosso. Engenheiros, pois apenas florestais somos muitos, mas não conseguimos ainda eleger um Deputado. A nossa classe é de engenheiros, somos muitos.
Vamos reunir sim. Vamos propor soluções. Vamos buscar juntos, acordar os servidores do bem que existem na SEMA. Vamos buscar o apoio dos nossos colegas e reforça-los com o nosso. Vamos sempre procurar estar unidos, pois unidos conquistamos mais.
A solução para a SEMA é a contratação de mais profissionais habilitados para as atividades a serem desenvolvidas nas áreas de engenharia florestal.
É necessário elaboração de um organograma bem definido e ágil. Acompanhado de um fluxograma que seja desprovido de burocracia. Onde o processo ao ser protocolado no formato digital, imediatamente seja distribuído ao setor jurídico para conferência. E tão logo verificado que esteja em ordem jurídica, que seja imediatamente tramitado para área técnica, que deverá proceder da mesma forma, estando em ordem técnica, que seja encaminhado para a impressão e para as devidas assinaturas, para que o secretário possa homologar o ato. E dessa forma, que sejam finalizados os procedimentos em menos de 15 dias cada processo, indeferindo ou deferindo-os.
Domingos Sávio Bruno é Engenheiro Florestal em Mato Grosso